Inauguração da DRACO – Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas

9433

A DRACO, Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas foi oficialmente inaugurada ontem, (09.09) às 14 horas, no Setor Campinas, no prédio onde funcionou durante anos a 5ª Delegacia Distrital de Goiânia.

Equipe da DRACO

Conforme a Lei 18.064/13, a DRACO tem como atribuições planejar, coordenar e executar as atividades de polícia judiciária, de apuração, prevenção e repressão das infrações penais praticadas por quadrilhas especializadas e organizações criminosas. Sob determinação do Delegado Geral da Polícia Civil, cabe também à DRACO apurar crimes praticados por organização criminosa que sejam ou tenham sido objeto de investigação por Comissão Parlamentar de Inquérito; apoiar e participar de atividades policiais e investigações desenvolvidas por instituições policiais de outras unidades da Federação, que visem à neutralização e repressão de quadrilhas especializadas e organizações criminosas; dar proteção a policiais civis e autoridades dos órgãos do Estado de Goiás e da União que estejam sendo coagidos ou expostos a grave ameaça.
Além disso, a DRACO deverá articular-se com as demais unidades policiais congêneres, objetivando troca de informações, apoio operacional necessário ao desempenho de suas atividades e aperfeiçoamento dos métodos e das técnicas aplicados no exercício de suas atividades e ainda, avaliar e executar proteção pessoal a autoridade judicial e membro do Ministério Público, conforme a Lei federal nº 12.694, de 24 de julho de 2012.

A DRACO substituiu o GERCO, Grupo Estadual de Repressão ao Crime Organizado, que funcionava provisoriamente em outras unidades policiais. A nova estrutura policial materializou um sonho antigo da Polícia Civil, que era o de criar uma estrutura específica e definitiva para combater ações criminosas organizadas no Estado de Goiás.

Na abertura dos trabalhos da nova delegacia, os policiais civis recepcionaram num café da tarde, o chefe de gabinete do Secretário de Segurança Pública, Delegado Rogério Santana, o Delegado Geral João Carlos Gorski, o Superintendente de Polícia Judiciária Deusny Aparecido Silva Filho e Gerente de Gestão e Finanças, Delegado Waldson de Paula Ribeiro e demais convidados. O Delegado Geral, que já trabalhou no grupo entre os anos de 2003 e 2005, felicitou os servidores da DRACO, desejando bons frutos no trabalho. O Delegado Alexandre Pinto Lourenço, titular da DRACO, agradeceu a confiança depositada pela direção e aproveitou o momento para elogiar a equipe policial, que conta com policiais bastante experientes na área de inteligência policial.