João Carlos Gorski é mantido e continua no cargo de Delegado Geral da Polícia Civil

João Gorski e Joaquim Mesquita numa bate papo informal depois da posse do secretariado
Delegado Geral João Gorski e o Secretário da SSP,  Joaquim Mesquita, conversam depois da posse do secretariado

João Carlos Gorski foi mantido na função de Delegado Geral da Polícia Civil de Goiás pelo Governador Marconi Perillo. A confirmação do seu nome foi feita em meio ao anúncio do restante do secretariado do governo na última quinta-feira, dia 1º. João Gorski foi empossando hoje pela manhã, no Centro Cultural Oscar Niemayer, onde o o Governador eleito, Marconi Perillo, que assume seu quarto mandado de Governador de Goiás, tomou posse como Chefe do Executivo Goiano e logo em seguida empossou todo o seu secretariado.

Também foi mantido na função de Secretário da Segurança Pública (SSP), Joaquim Mesquita, e os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, Sílvio Benedito e Carlos Helbingen Júnior, respectivamente. Mesquita entendeu que esses dois comandos, bem como a direção da Polícia Civil, foram determinantes para os avanços na segurança pública e daí a razão de ter pleiteado junto ao Governador a continuidade de toda a equipe. “São profissionais de muita capacidade de trabalho, sabem trabalhar em grupo e de forma integrada, razão pela qual não haveria motivo algum para mudanças”, assinalou Joaquim Mesquita.

DCE_3520
João Gorski ( Polícia Civil), à esquerda, Carlos Helbingen (Corpo de Bombeiros), ao centro, e Silvio Benedito (Polícia Militar)

O nome de João Gorski recebeu o aval do Secretário Joaquim Mesquita para continuar à frente da Polícia Civil. Para sua permanência foi levado em conta o trabalho de resultados que João Gorski realizou como Delegado Geral na gestão anterior de Marconi Perillo. Sob seu comando a Polícia Civil, a Polícia Civil realizou um grande número de operações policiais, desarticulou quadrilhas e só ao longo do ano que terminou fez a apreensão de 14 toneladas de drogas. Gorski assumiu como Delegado Geral de no dia 1º de Janeiro de 2012.

Jo Gorski
O Delegado Geral da Polícia Civil, João  Carlos Gorski, em primeiro plano, tendo à sua esquerda os Comandantes Gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, na foto com todos os secretários empossados nesta manha pelo Governador Marconi Perillo, no Centro Cultural Oscar Niemayer

Destaca-se também a prisão do Serial Killer Tiago Henrique Gomes da Rocha, suspeito da morte de mais de 40 pessoas, em sua maioria mulheres, O caso ganhou repercussão mundial e as investigações, até sua prisão, duraram 72 dias. Natural do Paraná, João Gorski conseguiu fazer uma administração moderna, aglutinadora de forças e fez com que seu conhecimento na área de inteligência, onde se notabilizou por seu perfil de investigador, desse um incremento nas ações da Polícia Civil.

De perfil moderado e voltado para a aplicação da inteligência policial para o alcance de criminosos, João Gorski vê no Secretário Joaquim Mesquita um profissional de polícia bastante capacidade para a função que foi novamente designada. “Ele é um Delegado Federal muito experiente, tem um perfil técnico que o coloca acima da média para ser o gestor uma Pasta tão complexa. É prático e despachado nas decisões e, por isso, nossa relação acabou sendo muito próxima e respeitosa e os resultados dos trabalhos, somando à parte feita pela Polícia Militar, foram bastante positivos”, assinalou Gorski.

Texto: Delegado de Polícia Norton Luiz Ferreira –  Chefe de Comunicação da Policia Civil
Fotos: Palácio das Esmeraldas