Manual de relatórios de investigações será lançado por dupla da PCGO

463

WhatsApp Image 2017-02-20 at 13.09.53Os policiais civis Juliano Barreto Rodrigues e Yasmine Caroline Viana Soares (foto) estão concluindo um trabalho literário inédito: trata-se do Manual do Relatório de Investigação Criminal. A dupla já publicou uma prévia do material, no blog Coletivo Sem Ponto (www.coletivosemponto.blogspot.com). De acordo com Juliano, “a disponibilização da versão, ainda inacabada, vem atender ao pedido de interessados de algumas polícias nacionais, que souberam do caráter inédito do material e do sucesso do curso ministrado na Escola Superior da Polícia Civil do Estado de Goiás”.

Totalmente formulado a partir da experiência prática dos autores, a publicação preenche uma lacuna bibliográfica acerca do tema e pretende ser referência técnica na área da documentação das apurações criminais. Registrado na Biblioteca Nacional, olivro está na fase final de redação. Após revisão e editoração será publicado, em edição bilíngue, para alcançar também um nicho internacional.

Juliano explica que o foco dado na obra foi na investigação em si, na atividade do detetive. “Assim, o texto se caracteriza pela linguagem direta e simples, com abordagem didática. Possui dicas, depoimentos, curiosidades e uma infinidade de referências para aprofundamento no assunto”, comenta. Ele ainda esclarece que o livro traz duas grandes tabelas, “uma indicando e descrevendo os elementos possíveis em um relatório e outra listando sete tipos de relatórios mais utilizados por investigadores, com os requisitos para que sejam mais completos e eficientes”.

O autor acredita que os contatos com polícias de outros estados indicam o potencial do trabalho que, dentre outras coisas, divulga a qualidade e a capacidade de produção de conhecimento da Polícia Civil Goiana.