Modernidade: Projeto arquitetônico para os novos prédios das Delegacias de Polícia está em fase de conclusão

719

A Polícia Civil está concluindo a elaboração de um projeto arquitetônico para construção de novas Delegacias de Polícia, conforme proposta constante das metas de trabalho traçadas pelo Delegado Geral da instituição, Edemundo Dias de Oliveira Filho.  O projeto, que servirá para a construção de prédios padrão das  unidades da Polícia Civil na Capital e interior, deve ser apresentado ao Delegado Geral nos próximos dias. Ele está a cargo de um escritório de arquitetura contratado para apresentar um trabalho que não seja suntuoso, que não exija investimentos impraticáveis dentro da capacidade financeira do Estado, mas que transmita modernidade à estrutura da Polícia Civil de Goiás.

 O projeto, lembrou o Gerente de Operações e Planejamento da Polícia Civil, Delegado Marcelo Aires, está sendo elaborado conforme as opiniões colhidas junto aos Policiais Civis. “Sentimos a importância de ouvir os Policiais Civis sobre esse projeto, buscando conhecer melhor as necessidades estruturais de uma Delegacia de Polícia e foi exatamente isso que aconteceu nas consultas feitas a Delegados, Agentes e Escrivães que atuam na linha de frente da Polícia Civil”, disse Marcelo Aires. Os primeiros 16 prédios deverão ser construídos em Goiânia para substituir Distritos Policiais em condições estruturais bastante precários e insalubres, conforme levantamento feito por determinação de Edemundo Dias.

O projeto dos novos prédios das Delegacias de Polícia está sendo elaborado dentro do conceito de economia, espaço interno compatível com o trabalho policial e a demanda de público. A idéia, segundo ainda Marcelo Aires, é oferecer uma estrutura que dê mais dignidade e comodidade aos Policiais Civis para desenvolver suas atividades e assegure ao público um ambiente policial que transmita um aspecto mais humanizado. Nesse sentido, ficou acertado que na nova estrutura os presos, por exemplo, não terão nenhum tipo de contato com o público, constrangimentos bastante comuns nos dias atuais.

A  foto registra um dos momentos em que Delegados, Agentes e Escrivães eram consultados sobre as necessidades estruturais das novas Delegacias de Polícia. O encontro aconteceu no gabinete do Superintendente da Polícia Judiciária,  Álvaro  Cássio dos  Santos.