Paranaense, Delegado Geral da Polícia Civil de Goiás recebe o título de Cidadão Goiano

João Carlos Gorski, ao centro, ladeado por Daniel Messac, à esquerda, e Marcos Martins
Delegado Geral João Carlos Gorski, ao centro, ladeado pelos Deputados  Daniel Messac, à esquerda, e Marcos Martins

Delegado Geral da Polícia Civil de Goiás, João Carlos Gorski, recebeu hoje pela manhã, dia 22, o Título de Cidadão Goiano, durante sessão solene realizada no Plenário da Assembleia Legislativa. A proposta de outorga do título partiu do Deputado Daniel Messac, para quem a homenagem a João Carlos Gorski representa o reconhecimento do povo goiano ao trabalho realizado pelo atual Delegado Geral da Polícia Civil, que é natural de Curitiba, no Paraná, pelos serviços prestados à área da segurança pública goiana.

Em um rápido discurso, João Carlos Gorski agradeceu os Deputados Goianos pela concessão do título, em especial o Deputado Daniel Messac, e disse que se sentia honrado. “Estou muito feliz. Espero ter feito mesmo um trabalho que me credenciasse para receber esse título tão importante para quem vem de fora e adota esse Estado como eu fiz”, assinalou Gorski, que atribuiu também a todos os Policiais Civis goianos reconhecimento recebido. “Todos ajudaram a construir minha história”, reafirmou. A sessão foi presidida pelo Deputado Marcos Martins, que é também Delegado de Polícia.

Além de vários policiais, incluindo Civis e Militares, compareceram também à solenidade autoridades do Judiciário, como o Juiz Jesseir Coelho, o Reitor da PUC, Wolmir Amado, o Superintendente Executivo da Secretaria da Segurança Pública, Delegado Rogério Santana, representando o Governador Marconi, o proprietário da Faculdade Padrão, Walter Paulo, os presidentes do Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindepol), Fabio Vilela, e da Associação dos Delegados de Polícia (Adpego), Waldson de Paula Ribeiro e além de representantes dos Senadores goianos.

Quem é João Carlos Gorski.

João Carlos Gorski, que foi Policial Civil durante 13 anos, no Paraná, chegou em Goiás no de 2000, quando assumiu o cargo de Delegado de Polícia, após ser aprovado em concurso público. Como Delegado, sua primeira Delegacia de Polícia foi a de Formosa, na região do Entorno do Distrito Federal. O trabalho realizado o credenciou a ser Delegado Regional de Formosa, passando, assim, a comandar várias outras unidades da Polícia Civil no Entorno.

Designado para trabalhar em Goiânia, Gorski atuou como Coordenador do então Grupo de Repressão ao Crime Organizado, hoje transformado na Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, de 2003 a 2005. Entre 2005 e 2010, João Gorski foi Gerente de Inteligência da Polícia Civil e, em 2011, assumiu como Superintendente de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública, funções que lhe asseguraram notoriedade por sua atuação e conhecimentos adquiridos na área de inteligência.

A ascensão natural na carreira de Delegado de Polícia, reservou posteriormente para João Carlos Gorski a função de Delegado Geral Adjunto, em 2012. Em janeiro de 2013, com a saída de Adriana Accorsi, foi convidado pelo Governador Marconi Perillo e assumiu como Delegado Geral da Polícia Civil. “Goiás tornou-se minha terra do coração desde os primeiros momentos da minha chegada neste Estado”, complementou.

Texto: Delegado de Polícia Norton Luiz Ferreira – Assessor de Comunicação da Polícia Civil
Fotos: Denise Xavier