
O 1º Distrito Policial (DP) e a Central de Flagrantes de Catalão (GO) passaram por uma ampla reforma em suas dependências. A solenidade de inauguração aconteceu na manhã de ontem (06.02) com a presença de várias autoridades políticas, da área da segurança publica e, em especial da Polícia Civil. Foram investidos mais de R$ 120 mil nas reformas, segundo informou o Delegado de Polícia Jean Carlos Arruda, titular da 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), sediada em Catalão. O dinheiro gasto é oriundo da parceria entre a Prefeitura de Catalão, a Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Civil de Goiás.
No 1º Distrito Policial foram executadas a troca do piso e forro, readequação de paredes e portas, construção de banheiros para o público, troca da fiação elétrica e nova rede para tráfego de dados, com kit completo, enquanto a Central de Flagrantes passou por readequação do espaço físico, troca do piso, construção de bancada para atendimento e de banheiro e copa para os policiais, além de reforma na sala de triagem, onde ficam as pessoas detidas enquanto são lacrados os procedimentos policiais. Com a reforma, a Central de flagrantes passou a funcionar 24 horas por dia, possibilitando melhores condições de trabalho aos Policiais Civis e, principalmente, aos cidadãos que buscam atendimento da Polícia Civil.
No seu discurso durante a solenidade, Delegado Geral da Polícia, João Carlos Gorski anunciou um incremento de 30% no efetivo de Policiais Civis e Delegados de Polícia na cidade. Garantiu ainda a designação de policiais para a implantação do GEPATRI (Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais) de Catalão e ainda da disponibilização de móveis novos para as Delegacias de Polícia.

Jean Carlos ressaltou a importância da parceira entre a Prefeitura, a Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Civil, o que possibilitou nas melhorias nas instalações física da Polícia Civil. O titular da 9ª DRP fez agradecimentos ao Prefeito Municipal de Catalão, Jardel Sebba. O Prefeito, por sua vez, ressaltou que sua administração é de parceria com o Governo Estadual e que a contribuição da Prefeitura atendeu à reivindicação da Polícia Civil. Jardel agradeceu ainda o Delegado Geral pelo anúncio no reforço de Policiais Civis em Catalão.
Também presente na solenidade, o Secretário da Segurança Pública, Joaquim Mesquita, disse que quando assumiu a Pasta visitou Catalão e viu de perto as carências das Delegacias de Polícia da cidade. Ele elogiou a Prefeitura Municipal, na pessoa de Jardel Sebba, por ter contribuído para as reformas nos prédios da Polícia Civil, cujo maior beneficiário, na opinião do Secretário, será o cidadão catalano.

Marcaram presença também na solenidade, além do Secretário Joaquim Mesquita, do Delegado Geral João Carlos Gorski, do Prefeito Jardel Sebba,de Polícia, o Chefe de Gabinete da Secretaria da Segurança Pública, Delegado Rogério Santana, o Promotor de Justiça, Fábio Bonnas, os Delegados de Polícia que atuam nas Delegacias de Polícia subordinadas à 9ª DRP, Vagner Sanches, Alessandra Castro e David Felício, de Catalão; Diogo Ferreira, de Ipameri; Eduardo Eustáquio Miranda, de Pires do Rio; Marcos Vinícius Júnior, de Vianópolis; Leonardo Sanches, de Silvânia, e Vitor Magalhães, de Cristalina; o Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindepol), Fábio Alves Castro Vilela; Agentes e Escrivães de Polícia, dentre outras autoridades civis e militares.
Texto: Delegado de Polícia Norton Luiz Ferreira – Assessor de Comunicação da Polícia Civil
Fotos: Polícia Civil / Catalão