Escrivão de Polícia Leonardo Teixeira lança longa metragem baseado em livro de sua autoria

Escrivão de Polícia Leonardo Teixeira: produções baseadas em livros de sua autoria

Será no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, nos dias 03 e 04 de agosto(sexta-feira e sábado), o grande lançamento de três obras em formatos distintos:  longa metragem,  livro e cd – com músicas que fazem parte da trilha sonora do filme. Os contos – fazem parte do livro Poeira Vermelha –  que deram origem às produções,  são de autoria do Escrivão de Polícia Leonardo Teixeira.

O longa metragem Engenho de Almas, produção independente da Topada Produções, tem a direção do cineasta Aldene José, autor do longa Antes de Amanhã. O roteiro do escritor Leonardo Teixeira é adaptação de dois contos de seu livro Poeira Vermelha. O filme foi gravado entre maio de 2011 e maio de 2012 em Goiânia, no Memorial do Cerrado da PUC-GO, em Santo Antônio de Goiás, Bonfinópolis e Leopoldo de Bulhões.  Fazem parte do elenco, dentre outros atores e 70 figurantes, Boanerges Filho, Erivaldo Nery, Otto Caetano, Leonardo Teixeira, Elizângela Marques, Valteir Antônio, e José da Paz.

O  filme de época, retrata a cultura  e as raízes culturais dos goianos. É também uma crítica ao preconceito racial. Há misto de drama e humor, onde se conta a saga de dois irmãos que aprontam uma peripécia para tentar recuperar um montante de dinheiro que havia sido tomado pelo fazendeiro e caixeiro da região, nos tempos do coronelismo.

O livro de contos Poeira Vermelha, que serviu de inspiração para a produção do filme, só agora é lançado no Brasil. A obra foi lançada em Portugal, em 21 de abril de 2010, na Livraria Buchholz, de Lisboa. O livro, que recebeu 17 premiações literárias, é composto de 19 contos. Pela repercussão de seus contos, a literatura foi comparada pelo crítico Marcelo Santos, de São Paulo, aos textos de Guimarães Rosa, José Jacinto Veiga, Hugo de Carvalho Ramos e Bernardo Élis.

A trilha sonora do filme é marcada pelas violas caipiras de Anacleto João, Marito e Leonardo Teixeira –  que também participaram do CD Choro e Viola, do violonista e professor Wesdarlley Adorno. O projeto inicial do CD surgiu em 2007, quando Wesdarlley, tendo o CHORO como legítimo representante da música urbana brasileira, e Leonardo, vislumbrando na VIOLA a expressão mais fiel da música rural, idealizaram participar do projeto cultural da Prefeitura de Goiânia visando à produção e gravação de um CD que mesclasse esses dois gêneros musicais antagônicos no espaço geográfio.

São, contudo, convergentes na originalidade, juntando a cidade e o campo por meio de repertório cuidadosamente escolhido e executado de modo a revelar, não apenas aos iniciados, mas ao público em geral, a grande afinidade existente entre essas apaixonantes manifestações culturais, resultantes de leituras muito parecidas sobre ambientes relativamente distintos, mas igualmente repletos de sonoridade. O ineditismo do CD se deve ao fato de ser o primeiro CD no mundo a mesclar o Chorinho e a Raiz Caipira.

Leonardo Teixeira foi cronista quinzenal do jornal O Popular de 2002 a 2005 e desde este ano escreve às quintas-feiras para o jornal Diário da Manhã.O escritor, que também é escrivão de polícia,  já publicou outros 06 livros: Mergulhando no pensamento (Kelps, 1998. Poesias críticas), Afinadores de piano (Cânone Editorial, 2003. Contos),  As sombras do dia (R&F Editora, 2004. Contos), volume 15 da Revista Contos e Causos do Instituto Trópico Subúmido da PUC-GO,  Seleta de Crônicas (2010, Kelps. Crônicas) e Robotecos (2011, Kelps. Literatura infantil). Está no prelo a obra Dez anos de crônicas, que comemora mais de 400 publicações em jornais nesses dez anos como cronista. Leonardo Teixeira é  membro da União Brasileira de Escritores – Seção Goiás e foi presidente da Sociedade dos Artistas Livres – SAL (antiga Lavourartes, nos anos de 2008 a 2010).

Confira a programação:

Data: 03 e 04 de agosto de 2012

Lançamento do filme Engenho de Almas – 18h30 (pontualmente)

Lançamento do livro Poeira Vermelha – 20 h

Show e lançamento do CD Choro e Viola – 21 h

Local: Centro Municipal Goiânia Ouro

Rua 03, esquina com Rua 09, nº 1.016, Galeria Ouro, Centro – Goiânia – GO

Censura Livre

Bilheteria: R$ 5,00 (preço único)

Contatos:

Leonardo Teixeira – 62 8472 9973 – escritorleo@gmail.com

Wesdarlley Adorno – 62  9687 8787