Operação Brasil Central realiza ações em todo o estado, com 10 prisões e 9 flagrantes na última sexta

665
JUSSARA
Policiais apreendem motos roubadas na cidade de Jussara

Nove mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão, nove Autos de Prisão em Flagrante (APFs), um veículo recuperado, duas apreensões de menores infratores e quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs): esse é o balanço final da Operação Brasil Central Seguro, deflagrada pelas Polícias Civil e Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás na manhã de sexta-feira (23).

Em Aragarças, no Noroeste Goiano, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva. Um destes foi deferido pelo Poder Judiciário em desfavor de William Cabral de Sousa, 24 anos, pelo crime de roubo de veículo.

Na residência de William também foi encontrada substância cujas propriedades físicas levantaram suspeitas de se tratar de maconha, o que motivou a lavratura de APF.

No cumprimento do mandado de busca na residência de Paulo Gonçalves de Oliveira, por alcunha “Tio Paulo”, 64 anos, foi encontrada substância suspeita de se tratar de pasta base para cocaína. Ele responderá por Tráfico Ilícito de Drogas (Artigo 33 da Lei de Drogas). Na ocasião, foi lavrado TCO de Uso de Drogas para Consumo Próprio (Artigo 28 da Lei de Drogas).

Na residência de Paulo também foram encontradas três armas de fogo nos calibres 22 e 38, além de munições. Por esse fato, Paulo também responderá por Posse Ilegal de Arma de Fogo de Uso Permitido (Artigo 12 do Estatuto do Desarmamento).

De acordo com o titular da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), delegado Ronaldo Pinto Leite, a operação envolveu aproximadamente 30 policiais, e visou à repressão dos crimes de furto e roubo de veículos na região.

ARAGARÇAS 2 - Cópia (2)
Apreensões realizadas no município de Aragarças, no Noroeste Goiano

A Operação Brasil Central Seguro também resultou em diversas ações policiais por vários dos municípios integrantes da 4ª DRPC, com sede em Goiás, no Centro Goiano. Em Itaberaí, foi dado cumprimento a mandado de prisão preventiva em desfavor de Watila Gomes Batista Lima pelo crime de furto qualificado (Artigos 14, Parágrafo Segundo, e 155 do Código Penal Brasileiro).

Em Itapuranga, cumpriram-se mandados de prisão preventiva em desfavor de Adão Bernardo dos Santos e Ivonaldo Luiz dos Santos pela prática do crime de Roubo (Artigo 157 do Código Penal Brasileiro). Em Jussara, lavrou-se APF no qual foi autuado Adilon Rodrigues da Silva pelo crime de Receptação (Artigo 180 do Código Penal Brasileiro) de motocicleta que fora objeto de roubo. O procedimento é resultante de fiscalização empreendida em ferros velhos no município.

Em Catalão, no Sul Goiano, foi recuperada uma motocicleta furtada no bairro Maria Amélia na noite de quinta-feira (22). A carteira de bolso da vítima, junto aos documentos desta, também foi recuperada. Três autores foram capturados.

Também nessa cidade, as Polícias Civil e Militar cumpriram mandado de prisão preventiva em desfavor de David Gonçalves Vieira, indiciado pela prática de Tentativa de Homicídio (Artigos 14, Inciso II, e 121 do Código Penal Brasileiro). O crime foi cometido a 12 de julho e foi investigado pelo 2º Distrito de Polícia (DDP) de Catalão.

Em Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão relacionado aos crimes de Roubo, Furto e Tráfico Ilícito de Drogas. O resultado foi a prisão de dois indivíduos em flagrante delito e dois TCOs por Uso de Drogas para Consumo Próprio.

Wanderson Carlos de Moraes da Maia foi preso pela suspeita de prática de roubo. Junto a ele foram apreendidos uma porção de substância assemelhada a maconha, um revólver 38 e 12 munições no mesmo calibre. Todos esses artefatos eram ponta oca. Um adolescente foi autuado por ato infracional análogo ao crime de Tráfico Ilícito de Drogas.

AGUAS LINDAS 2 - Cópia - Cópia
Janaína Teixeira Gomes (esq), presa por tráfico e homicídio tentado

Homicídio tentado
Durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão em Águas Lindas, foi apurada prática de tentativa de homicídio pouco antes do cumprimento dessa medida judicial. Em diligências complementares, a equipe de policiais localizou Janaína Teixeira Gomes, a qual havia desferido golpes de faca contra seu irmão, Mayke Douglas Teixeira Gomes.

Mayke teria agredido uma outra irmã e foi autuado por Lesão Corporal (Artigo 129 do Código Penal Brasileiro). Junto a Janaína foram encontrados 700 gramas de drogas, entre maconha e crack.

Em Caldas Novas, foram cumpridos dois mandados de prisão, além de terem sido lavrados dois APFs. Na primeira ação, Antônio Salvador de Jesus, 59 anos, foi preso sob suspeita de cometimento de Estupro de Vulnerável (Artigo 217-A do Estatuto da Criança e do Adolescente).

De acordo com investigações, Antônio teria violentado uma jovem de 13 anos enquanto esta dormia. A vítima vivia em uma propriedade rural onde trabalhavam a mãe desta e o autor no município de Marzagão, no Sul Goiano.

Na sequência da ação, foi cumprido mandado de prisão temporária em desfavor de Wanderson Almeida de Queiroz, 23 anos, suspeito de integrar um grupo responsável pela prática de inúmeros roubos em estabelecimentos comerciais de Caldas Novas.

Ele foi reconhecido por várias testemunhas de ter praticado assalto em uma joalheria do município. Wanderson havia sido preso recentemente por porte ilegal de arma de fogo. Foi lavrado ainda TCO devido ao fato de terem sido encontradas algumas porções de maconha em um bairro de classe média alta da cidade.

ARAGARÇAS - Cópia (2)
Objetos apreendidos em Aragarças

Em Goiatuba, no Sul Goiano, foi cumprido mandado de prisão contra Uebester Santos Gonçalves. Ele é suspeito de ter assassinado um jovem em agosto, na estrada velha que liga essa cidade ao município de Morrinhos.

A prisão foi feita com auxílio dos policiais civis de Buriti Alegre, onde Uebester foi preso. Ele tem várias passagens por Furto, Roubo, Tráfico Ilícito de Drogas e Porte Ilegal de Arma de Fogo.