Vergonha: Polícia Civil prende Chefe de Gabinete e Secretário da Prefeitura de Uruaçu

Autoridades que trabalham na repressão ao crime de peculato em Uruaçu

Policiais Civis de Uruaçu iniciaram investigações para apurar a participação de autoridades municipais locais no desvio de materiais apreendidos que estavam sob a responsabilidade do município. As investigações foram feitas baseadas em escutas telefônicas  pelos Policiais Civis daquela cidade, com a participação do  Serviço de Inteligência da Polícia Civil, realizadas com a autorização do juiz da cidade.

Com as escutas telefônicas foi possível identificar as pessoas que estavam envolvidas e a forma como praticavam  o crime. As madeiras apreendidas em operações da Polícia Ambiental ficavam na garagem municipal, em depósito, aguardando o julgamento dos respectivos processos para os encaminhamentos devidos (doação a instituições de caridade, etc). Acontece que enquanto as madeiras estavam no depósito, os funcionários acusados desviavam  e trocavam-as por outras. As investigações também apuraram que era  comum os envolvidos ameaçarem as testemunhas,  para que não denunciassem as falcatruas que faziam na prefeitura, com materiais  que estavam sob a guarda do Poder Municipal.

As investigações que eram feitas desde maio, culminaram com a decretação da prisão preventiva do Chefe de Gabinete do Prefeito, Adriano de O. Flausino e do secretário da Agricultura, Durval Célio Silva. Para cumprir os mandados de prisão os Policiais Civis de Uruaçu, coordenados pela Delegada Mariza Mendes César, pediram reforço a Diretoria da Polícia Civil, que enviou à cidade os Delegados André Botesini e André Ganga do Grupo Tático 3.  No dia 06 de setembro, Adriano foi preso, enquanto  Durval encontra-se foragido. De acordo com a delegada existem indícios de envolvimento do prefeito da cidade, Lourenço Pereira Filho e do vereador Alácio Freitas Carvalho. O inquérito foi concluído e remetido para o Poder Judiciário daquela cidade.

O trabalho da Polícia Civil, do Poder Judiciário, da Promotoria e também do Executivo Municipal, na pessoa do vice-prefeito, Francisco Barroso, deixou os moradores da cidade de Uruaçu sensibilizados e orgulhosos. No perfil do jovem Carlos Henrique, morador da cidade,  é possível ver a foto das autoridades com a seguinte frase “Uruaçu tem heróis”, numa referência ao trabalho bem sucedido, no combate aos crimes contra a sociedade(destaque).

Geralda Ferraz – Escrivã de Polícia
Foto: facebook – Carlos Henrique