
Policiais Civis de Uruaçu iniciaram investigações para apurar a participação de autoridades municipais locais no desvio de materiais apreendidos que estavam sob a responsabilidade do município. As investigações foram feitas baseadas em escutas telefônicas pelos Policiais Civis daquela cidade, com a participação do Serviço de Inteligência da Polícia Civil, realizadas com a autorização do juiz da cidade.
Com as escutas telefônicas foi possível identificar as pessoas que estavam envolvidas e a forma como praticavam o crime. As madeiras apreendidas em operações da Polícia Ambiental ficavam na garagem municipal, em depósito, aguardando o julgamento dos respectivos processos para os encaminhamentos devidos (doação a instituições de caridade, etc). Acontece que enquanto as madeiras estavam no depósito, os funcionários acusados desviavam e trocavam-as por outras. As investigações também apuraram que era comum os envolvidos ameaçarem as testemunhas, para que não denunciassem as falcatruas que faziam na prefeitura, com materiais que estavam sob a guarda do Poder Municipal.
As investigações que eram feitas desde maio, culminaram com a decretação da prisão preventiva do Chefe de Gabinete do Prefeito, Adriano de O. Flausino e do secretário da Agricultura, Durval Célio Silva. Para cumprir os mandados de prisão os Policiais Civis de Uruaçu, coordenados pela Delegada Mariza Mendes César, pediram reforço a Diretoria da Polícia Civil, que enviou à cidade os Delegados André Botesini e André Ganga do Grupo Tático 3. No dia 06 de setembro, Adriano foi preso, enquanto Durval encontra-se foragido. De acordo com a delegada existem indícios de envolvimento do prefeito da cidade, Lourenço Pereira Filho e do vereador Alácio Freitas Carvalho. O inquérito foi concluído e remetido para o Poder Judiciário daquela cidade.
O trabalho da Polícia Civil, do Poder Judiciário, da Promotoria e também do Executivo Municipal, na pessoa do vice-prefeito, Francisco Barroso, deixou os moradores da cidade de Uruaçu sensibilizados e orgulhosos. No perfil do jovem Carlos Henrique, morador da cidade, é possível ver a foto das autoridades com a seguinte frase “Uruaçu tem heróis”, numa referência ao trabalho bem sucedido, no combate aos crimes contra a sociedade(destaque).
Geralda Ferraz – Escrivã de Polícia
Foto: facebook – Carlos Henrique