Operação Nivis, da DERFRVA, cumpre 15 mandados em GO e MT

Policiais civis em cumprimento de mandado de busca e apreensão

A Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) deflagrou, na manhã de quarta-feira (5) a Operação Nivis, a qual visou a desarticular uma organização criminosa voltada à prática de falsificações de documentos de veículos, roubos de veículos automotores e roubos de cargas.

Coordenadas pelo delegado adjunto da DERFRVA, João Victor Costa, as diligências foram realizadas em outros municípios goianos, e ultrapassou as fronteiras de Goiás. Além de intervenções no municípios de Piracanjuba e Itaberaí, entre outras cidades, a DERFRVA contou com o apoio da Polícia Civil do Mato Grosso, a qual deu cumprimento a um mandado de prisão nesse estado.

Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de prisão, duas conduções coercitivas e 19 buscas e apreensão domiciliares, procedimentos esses decretados pela 10º Vara Criminal de Goiânia. Para a execução das diligências realizadas em Goiânia, a DERFRVA recebeu o apoio de equipes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), Delegacia Estadual de Repressão a Roubo de Cargas (Decar), Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o consumidor (Decon), Delegacia Estadual de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco) e Grupo Tático 3 (GT-3).

Avalanche
O nome de batismo da Operação Nivis (“avalanche” em latim) se deve ao fato de os procedimentos terem sido determinados para ocorrer após o período eleitoral, quando são impedidas as prisões. Essa é a quinta operação de grande envergadura levada a cabo pela DERFRVA no último trimestre.

O objetivo tem sido o enfrentamento, de forma estrutural, aos crimes de patrimônio cujo objeto sejam automotores, bem como as atividades ilícitas correlatas que servem de apoio a essa prática criminosa. Operações como a Post Factum, Falsum, Proximis e o cumprimento da Fase Goiânia da Operação Brasil Central Seguro são executadas com esse objetivo.