Outubro Rosa: Coordenação de Saúde promove palestra sobre Câncer de Mama

370

palestra mama2A Coordenação de Proteção à Saúde do Servidor da Polícia Civil (CPSS/PC) realizou, na manhã desta segunda-feira (30), uma palestra sobre a Importância do Exame de Mamografia no Rastreamento do Câncer de Mama. A ação faz parte do Outubro Rosa, um período de conscientização que gera mobilizações em todo o país, alertando homens e, principalmente, mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

A palestra foi conduzida pela biomédica Karla Cardoso da Silva, habilitada em análises clínicas e diagnóstico por imagem. “Vale ressaltar que, apesar de ser o público principal, o alerta não é apenas para mulheres”, lembra o enfermeiro da CPSS/PC, Eurípedes Carlos Furtado. Segundo o profissional, caso de câncer de mama masculino já ocorreu, inclusive, dentro da instituição.

Embora mais comum entre as mulheres, o câncer de mama também pode afetar os homens, pois desenvolve-se em células que também estão presentes nos mamilos masculinos. Ele é mais comum em homens com idades entre os 50 e 65 anos, assim como em homens que tenham casos de câncer de mama na família. Entre as mulheres, é o segundo tipo de câncer mais comum, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Presente no evento, o delegado-geral, Álvaro Cássio, ressaltou a importância de que as informações sejam estendidas a um número cada vez maior de mulheres. “Vamos fazer o possível para que a divulgação seja cada vez mais abrangente”, pontuou. O evento contou ainda com ações de beleza, dicas de maquiagem e sorteio de brindes. O café da manhã foi embalado pela voz da cantora Cláudia Garcia.