Polícia Civil: Genarc de Posse e MP de Iaciara apreendem madeira explorada ilegalmente

325
Madeira apreendida em Iaciara

Policiais Civis da cidade de Posse, que compõem o GENARC – Grupo Especial de Repressão a Narcóticos, realizaram em operação conjunta com o Ministério Público  – MP, de Iaciara, apreensão de mais de três caminhões de madeiras extraídas ilegalmente e armazenadas em serraria na cidade de Iaciara. A apreensão se deu no último dia 20.  Segundo o Delegado Vicente de Paulo Silva e Oliveira, titular do GENARC, trata-se de madeira nobre  com cerca de 253 espécies, popularmente conhecida por Ipê-amarelo-de-casca-lisa.

Foram apreendidas cerca de 39 toras em estado bruto, aproximadamente 10 toras serradas em “pranchões”, e ainda um carregamento que preencheu a carga de um caminhão Ford F 14.000 de Ipê completamente beneficiado e pronto para a venda.  Nesse carregamento as madeiras estavam serradas em vigas, vigotas, “quadrados”, tábuas para forro e telhados, além de outras peças nobres. A madeireira foi interditada e isolada para perícia e parte do material permaneceu depositado no local, sendo que a madeira plenamente beneficiada foi removida até depósito em outra cidade.  O valor das madeiras apreendidas foi estimado em 100 mil reais.

O representante do Ministério Público esteve no local acompanhando e apoiando a ação que resultou na lavratura de Auto de Prisão em Flagrante, Termo Circunstanciado de Ocorrência e Termo de Ajustamento de Conduta. O trabalho integrado entre Polícia Civil e Ministério Público foi fundamental para o êxito das investigações e repressão aos crimes ambientais na região Nordeste  do Estado, conforme o Delegado Vicente de Paulo.

Geralda Ferraz –  Escrivã de Polícia