Operação com a finalidade de abordar e formar um banco de dados sobre moradores de rua

344
Objetos apreendidos na Operação Lucas

 Durante esta madrugada (18.04), seis equipes da Polícia Civil, chefiadas pelo Delegado Odair Soares, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (DENARC), deram início à Operação Lucas 6:20, percorrendo a Capital para investigar situações de risco vividas pelos moradores de rua e em situação de rua.

No total, foram abordadas 252 pessoas, um menor foi apreendido, três pessoas foram detidas para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência por posse para consumo próprio de substância entorpecente e uma foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. A Polícia Civil apreendeu ainda pedras de crack, porções de maconha, cachimbo, dinheiro, facas e estiletes, todos em poder dos abordados.

A Operação Lucas 6:20, refere-se ao trecho bíblico Então, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus”. A Polícia Civil objetiva estabelecer uma aproximação maior com os moradores de rua e em situação de rua por considerar importante o estabelecimento de um elo de confiança entre a instituição e esses cidadãos. Os trabalhos serão desenvolvidos durante vários dias e ao final a Polícia Civil pretende ter formado um banco de dados com informações sobre os moradores de rua ou em situação de rua que possam alimentar a Polícia Civil com informações importantes para as investigações.

Participaram da Operação Lucas 6:20 as seguintes delegacias: Delegacia de Investigação de Homicídios, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito, Delegacia Estadual de Repressão à Crimes contra a Administração Pública , representados respectivamente pelos delegados de polícia Carlos Caetano, Simelli Lemes, Aline Leal, Caroline Paim e Cláudio Antônio e suas equipes policiais. A guarda municipal deu apoio a operação e estará ao lado dos Policiais Civis enquanto durar os trabalhos.