Polícia Civil discute atendimento preferencial à pessoa idosa nas Delegacias de Polícia de Goiânia

Reunião de Adriana com autoridades

No mês em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa(15), a Delegada Geral da Polícia Civil,  Adriana Accorsi, convocou uma reunião com vários representantes de órgãos governamentais para discutir a efetivação de um atendimento preferencial a pessoa idosa nas delegacias.

Adriana Accorsi lembrou que a discussão já vem acontecendo desde quando ela estava à frente da Superintendência dos Direitos Humanos e que esta é uma demanda que o governador Marconi Perillo havia colocado como prioridade em seu plano de governo. Adriana expôs na reunião as  duas possibilidades: a primeira seria a criação de uma Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso e, a segunda, a capacitação dos Policiais Civis nas Delegacias Distritais e Especializadas municipais de Goiânia.

Lembrando que esta ideia surgiu através do saudoso Superintendente de Polícia Judiciária, Antônio Gonçalves, que entendia que era preciso facilitar o acesso às Delegacias de Polícia a todos os idosos, de forma que se os policiais estivessem sensibilizados e capacitados para o atendimento à pessoa idosa, todos que tiverem necessidade poderão procurar a Delegacia de Polícia mais próxima de sua casa ou ligar para que o policial vá até onde a pessoa idosa esteja.

Todas as pessoas presentes na reunião foram unânimes em afirmar que hoje  a melhor opção seria a capacitação. Uma nova reunião ficou agendada com o objetivo de traçar metas para a implantação do atendimento preferencial. Participaram da reunião, além da Delegada Geral, Adriana Accorsi, a Gerente de Ensino da Academia de Polícia, Delegada Lílian de Fátima, o Delegado Titular da 1ª Regional, Delegado Sidney Costa, a nova Diretoria do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, que tomarão posse no próximo dia 14, Lázara Lima – Presidenta e Luciana Aparecida Martins Santa – Vice -Presidenta, o representante da Superintendência de Assistência integral à saúde do Estado de Goiás, Carlos Edilson, Fernanda, representando a subcoordenação da saúde do Idoso, o presidente do Conselho Regional de Psicologia, Wadson Arantes Gama, e a Assistente Social da Polícia Civil, Suely.

Texto: Geralda Ferraz – Escrivã de Polícia