Nova Delegacia de Polícia em Quirinópolis. Prédio moderno foi cedido pela Prefeitura

Autoridades
Prefeito Odair Resende, Secretário Joaquim Mesquita, Delegada Simone Casemiro e o Delegado Geral João Carlos Gorski, em primeiro plano, da esquerda para a direita,  durante a solenidade

A Polícia Civil de Quirinópolis, município localizado no Sul do Estado e a uma distância de 270 quilômetros de Goiânia, passou a contar com uma das melhores Delegacias de Polícia do Estado. A estrutura de 23 salas foi entregue nesta quarta-feira, dia 14, e foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria da Segurança Pública de Goiás.

O prédio, locado pelo Município e cedido à Polícia Civil, tem salas para os Delegados, área de atendimento à população, almoxarifado, espaço para a Polícia Militar e alojamentos. Além de mais espaçoso que a antiga Delegacia de Polícia, que já estava bastante deteriorada, o local ganhou novo mobiliário e equipamentos de telecomunicações.

A solenidade de inauguração contou com as presenças do Secretário da Segurança Pública, Joaquim Mesquita, do Delegado Geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, do Prefeito de Quirinópolis, Odair Resende, e do Delegado Regional de Rio Verde, Danilo  Fabiano, além de representantes da Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Judiciário, Legislativo Municipal e moradores.

Ao agradecer a parceria com a Prefeitura, o Secretário Joaquim Mesquita lembrou que Quirinópolis tem recebido vários benefícios na área de segurança. Entre eles, o aumento do efetivo da PM, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, o reforço no armamento das corporações que atuam na região e a instalação de um Colégio Militar.

Prefeito Odair Resende com a equipe de Policiais Civis de Quirinópolis
Odair Resende com a equipe de Policiais Civis de Quirinópolis

“Esta é a terceira vez que visito Quirinópolis e, por coincidência, há exatamente um ano, estive aqui para assinarmos o convênio para o banco de horas”, lembrou Mesquita. “A Segurança Pública precisa de um aumento na fatia de contribuição dos municípios e da União. Portanto, é muito bom quando temos uma autoridade municipal que vai além de suas obrigações constitucionais”, disse o secretário. “Esses benefícios que o governo do Estado trouxe para a segurança são um reconhecimento a Quirinópolis”, concluiu o Secretário da Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita.

Por sua vez, o Delegado Geral da Polícia Civil de Goiás, João Carlos Gorski, disse que a população tem o direito de ser bem atendida e que, nesse contexto, a nova Delegacia de Polícia dará uma grande contribuição. “A Polícia Civil é uma polícia de balcão: sempre está de portas abertas para atender a população”, disse Gorski.

O Delegado Geral da Polícia Civil lembrou também que parcerias como a estabelecida com a Prefeitura de Quirinópolis são de fundamental importância pelo fato de proporcionarem muitos benefícios à segurança pública e, consequentemente, à sociedade. Ele falou também sobre o reforço de mais Policiais Civis, dizendo já recebeu autorização do Governador Marconi Perillo para tratar da realização de um novo concurso. Em tom de agradecimento e reconhecimento,  a Delegada Titular de Quirinópolis, Simone Casemiro, disse que “há muito tempo lutávamos para ter um prédio melhor e agora podemos atender com mais dignidade todos que nos procuram”, disse.

O Prefeito Odair Resende ressaltou a importância dos municípios em investirem na segurança de seus cidadãos. “Todos nós somos responsáveis pela segurança. Temos a obrigação de trabalhar para melhorá-la, pois recebemos nossos salários da população”, disse.

Odair Resende disse ainda que a melhor política contra a criminalidade é a prevenção. Para tanto, segundo ele, a Prefeitura de Quirinópolis tem investido em programas sociais voltados para as crianças e adolescentes, de modo que ocorra uma prevenção ao uso de drogas. “Nosso programa Jovem do Futuro já atende 1.700 crianças e adolescentes”, afirmou.

Texto: Delegado de Polícia Norton Luiz Ferreira – Assessor de Comunicação da Polícia Civil