Saindo na frente: Polícia Civil inaugura 1º Estande de Tiro Virtual da América Latina

535
Em destaque,  Lilian de Fátima,  Regina Miki,  João Campos e  Adriana Accorsi

A Polícia Civil de Goiás lançou hoje(7), pela manhã,  o primeiro Estande de Tiro Virtual do Brasil , na Academia de Polícia Civil, localizada na Rua 17, nº 484, Setor Oeste. O evento contou com as presenças da Secretária Nacional da Segurança Pública – Senasp, Regina Miki, do Secretário da Segurança Pública e Justiça, Joaquim Mesquita, da Delegada Geral da Polícia Civil, Adriana Accorsi,  da Gerente de Ensino da Academia de Polícia, Delegada Lilian de Fátima R. Sena Lima, e do Deputado Federal João Campos, além de várias outras autoridades e convidados.

Durante a inauguração as autoridades falaram da importância do estande para a capacitação não só de Policiais Civis, mas das instituições co-irmãs, já que a academia disponibilizou o recurso para a capacitação das demais polícias de Goiás. A secretária da Senasp, Regina Miki,  expressou a sua preocupação com as Polícias Civis do Brasil, e afirmou que tem feito um trabalho para que a Lei Orgânica da Polícia Judiciária seja aprovada no Congresso Nacional.

A Delegada Geral, Adriana Accorsi, ressaltou o empenho e trabalho dos policiais da Academia de Polícia Civil para possibilitar a instalação do equipamento ora inaugurado, parabenizando a todos. O secretário Joaquim Mesquita disse estar  impressionado com a qualidade do equipamento adquirido e concluiu dizendo que em 17 anos como Policial Federal não viu um recurso com tamanha qualidade e possibilidades para a capacitação dos policiais. O Deputado João Campos por sua vez, ressaltou que o seu mandato tem sido dedicado às polícias e que esta não foi a única emenda parlamentar apresentada por ele visando trazer melhorias para a área da Segurança Pública, não só de Goiás, mas de todo o País.

Fruto de  reivindicação de uma equipe de Policiais Civis de Goiás, liderada pelos Delegados João Carlos Gorski e Daniel Adorni, que em visita à Alemanha conhecerem equipamentos na área da capacitação policial e verificaram sua eficácia e eficiência. O estande, com o nome de “Special Shooting Training – SST,  tornou-se realidade através de projeto desenvolvido e apresentado à Senasp e a emenda parlamentar do Deputado Federal João Campos, que solicitou a previsão do recurso  no Orçamento Geral da União. Posteriormente aprovado, o projeto foi então executado pela Secretaria da Segurança Pública e Justiça de Goiás. O valor do projeto foi estimado na época de sua elaboração em torno de R$ 1 milhão e 400 mil reais.

O equipamento – Special Shooting Training – ou  Estande Real e Virtual –  é o primeiro nas Academias de Polícia do Brasil. Hoje, apenas as polícias da União Européia, Reino Unido e Estados Unidos utilizam esse recurso. São várias as aplicações do estande, desde o simples atendimento ao público, passando pelo tiro fundamental, enveredando pelo treinamento operacional até o gerenciamento de crise. Tendo como consequência prática a diminuição de custos operacionais e financeiros com aquisição de insumos para o tiro real(munições); redução de riscos de incidentes e acidentes de tiro a “zero”; multiplicidade das aplicações, inclusive, diversificando o público alvo; fortalecimento de parcerias e da integração entre as instituições de Segurança Pública, a exemplo da Guarda Municipal, Receita Federal, Ministério Público e Poder Judiciário,PRF, PM e CBM, entre outros.

Abaixo as imagens da inauguração do Estande Virtual:

Texto: Geralda Ferraz – Escrivã de Polícia