Polícia Civil recebe 29 viaturas para intensificar o combate à violência doméstica no Estado

273

A Delegada Geral Adriana Accorsi participou hoje (05), pela manhã, na Praça Cívica da entrega de 29 viaturas destinadas às Delegacias Especializadas no Atendimento às Mulheres-Deams. As viaturas fazem parte de um convênio entre a Secretaria Especial de Políticas paras as Mulheres – SPM e a Secretaria de Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial – Semira, que prevê entre outras ações, o reaparelhamento das Deams, visando o combate à violência doméstica.

Na solenidade de entrega estavam presentes o governador Marconi Perillo, a secretária da Semira, Gláucia Teodoro, as delegadas que atuam nas Deams e Neams entre outras autoridades. Adriana Accorsi falou da importância de fortalecer o trabalho da Polícia Civil no combate à violência contra a mulher e referiu-se ao trabalho dos policiais, que lidam com a situação de violência diariamente, e que portanto, necessitam de apoio no reaparelhamento das delegacias e principalmente na capacitação e atualização de seus conhecimentos em relação às políticas de gênero, para entender como se dá o processo da violência doméstica no âmbito sócio-familiar. A delegada anunciou que em novembro realizará um encontro com todos os policiais – delegados – escrivães e agentes que atuam nas Deams. Já o governador Marconi Perillo enalteceu o trabalho da Polícia Civil no combate à violência contra a mulher e disse que este é um dos compromissos da sua gestão.

Serão destinadas uma viatura para cada uma das 20 Deam’s localizadas no interior do Estado: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Formosa, Goianésia, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Novo Gama, Planaltina, Porangatu, Rio Verde, Senador Canedo, Santo Antônio do Descoberto, Trindade, Uruaçu e Valparaíso, e quatro irão para as Deam’s de Goiânia. As seis viaturas restantes serão encaminhadas para os Núcleos Especializado de Atendimento às Mulheres – Neam’s dos municípios de Anicuns, Cachoeira Alta, Cavalcante, Itapuranga, Minaçu e São Luís de Montes Belos .

A Lei Maria da Penha, aprovada pelo Congresso Nacional no ano de 2006, estabelece inúmeras medidas visando prevenir e coibir a violência doméstica, punindo o agressor, criando medidas protetivas que ajudam as mulheres a saírem do ciclo de violência. A partir da lei foi elaborado o Pacto Nacional de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres com ações em todas as áreas estruturais – Saúde – Educação – Segurança e Trabalho. O Estado de Goiás por sua vez, firmou o Pacto Estadual, e a Polícia Civil é um órgão fundamental na efetivação da política de enfrentamento à violência doméstica.

Confira as fotos:

Texto: Geralda Ferraz

Fotos: Elson Magalhães