Polícia Civil recebe cartões para abastecer viaturas em postos de combustíveis credenciados

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Delegada Geral recebe cartão das mãos do Superintendente Bruno Fleury

A Diretoria Geral da Polícia Civil recebeu na tarde de hoje (19/03) um total de 1.500 cartões para abastecer suas viaturas. A entrega foi feita pelo superintendente de Suprimentos e Logística da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Bruno Fleury, à diretora geral da Polícia Civil, Adriana Accorsi, na presença do representante da empresa Embratec, vencedora da licitação do novo sistema de gerenciamento eletrônico e controle de abastecimento de combustível do Estado, Yuri de Carvalho Costa.

 A Polícia Civil é a primeira unidade do Governo do Estado a receber os cartões, sendo priorizada porque seu contrato de fornecimento de combustível terminou em dezembro do ano passado e estava com um intervalo sem contrato. Os demais órgãos, num total de 48, vão integrar o mesmo sistema. Conforme Bruno Fleury, os próximos serão a Secretaria da Segurança Pública, a Polícia Militar, a Secretaria de Cidades, a Controladoria e a Segplan.

Bruno Fleury afirmou que a adoção do novo sistema vai garantir de imediato uma economia de R$ 1 milhão por ano ao Estado, só no preço do combustível na bomba que ficou 2,85% menor que a média da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Além disso, com o controle efetivo do abastecimento dos veículos da frota do Estado será possível economizar em torno de 15% no consumo de combustível, a exemplo do que tem sido obtido por outros governos estaduais que adotaram essa sistemática.

 “É um sistema transparente,que vai gerar economia para o Estado e possibilitar o controle efetivo dos veículos da frota do Governo Estadual. Isso antes era uma caixa preta que agora estamos abrindo e colocando essas informações à disposição da população”, afirmou. Segundo o superintendente, o sistema usa um cartão de crédito como outro qualquer, que tem um crédito mensal pré-determinado de acordo com o consumo médio do veículo. O cartão já sai com a placa do veículo e o servidor recebe uma senha. Para abastecer, ele tem de digitar a senha e sua matrícula. Feito isso, basta passar o cartão na máquina e é autorizado o abastecimento.

 Rede de postos

Cartão que será usado para abastecimento das viaturas da PC

O sistema vai contar com uma rede de postos de combustíveis, credenciada pela empresa que venceu a licitação para administrar o cartão de crédito. A Região Metropolitana de Goiânia já conta com 40 postos cadastrados. “Antes tínhamos poucos fornecedores de combustível para o Estado. Com esse sistema teremos milhares de pequenas empresas que passarão a vender para o Governo”, destacou Bruno Fleury. A licitação prevê que para cada 10 mil habitantes tenha um posto de combustível credenciado pelo sistema.

A diretora geral da Polícia Civil, Adriana Accorsi, disse que a entrega dos cartões para o abastecimento das viatura garante o trabalho normal dos agentes policiais. Ela afirmou que o novo sistema é uma medida de modernização que trará uma maior forma de controle e otimização de recursos. “O policial não perderá tanto tempo para abastecer a viatura e também não gastaremos combustível para deslocarmos até o posto”, disse. Em Goiânia, por exemplo, as bombas ficam na direção da Policia Civil e muitas vezes o policial tem de deslocar de locais distantes para abastecer. Sobre a necessidade de flexibilização da cota da viatura, dependendo da ação policial, ela disse que isso está previsto no acordo.

Fotos: Cleomar Nascimento (Segplan)

Comunicação Setorial – Segplan