Policiais Civis de Goiás concluem curso de Segurança na Academia de Polícia do Distrito Federal

339
Policiais Flávia e Antunes

Os Policiais Civis e Instrutores da Academia de Polícia de Goiás, Flávia Siqueira de Castro e Wildson Antunes do Carmo concluíram no último 06, o Curso de Segurança de Autoridades. Com duração de cinco semanas, o curso teve por finalidade preparar técnica e emocionalmente os operadores de segurança pública de diversos órgãos, para que possam aprimorarem-se na execução das atividades necessárias,  para garantir a segurança de autoridades nacionais ou internacionais, visando os grandes eventos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos (Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas).

De acordo com a metodologia adotada fez-se necessário coordenar ações, visando otimizar o uso dos recursos humanos e materiais empenhados, de forma articulada e eficiente, por meio do uso de terminologia comum, técnicas e táticas padronizadas, comunicações integradas e comando unificado. O grupo de alunos que compôs o curso foi formado por servidores dos órgãos de Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, DETRAN, Sistema Penitenciário e servidores lotados na própria SSP do Distrito Federal.  Participaram, também, como convidados os seguintes órgãos federais: Polícia Federal, Departamento Penitenciário Federal, Polícia Rodoviária Federal e o Conselho Nacional de Justiça.

Foram ministradas as disciplinas: Bombas e Explosivos, Salvamento Aquático, Atividade de Inteligência, Contra Terrorismo, Escolta a Pé e Motorizada, Direção Defensiva e Ofensiva, Segurança Eletrônica, Armamento e Tiro, Ações Contra-Emboscada, Segurança em Aeronaves, Legislação Específica, Combate a Incêndios, dentre outras.

A Polícia Civil do Estado de Goiás foi convidada e participou enviando os dois agentes de polícia, na condição de alunos, com o objetivo de serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Ao participar de cursos com instituições co-irmãs, Goiás tem a oportunidade de buscar novos conhecimentos junto a outras forças de seguranças e assim disseminar tal conhecimento a todos os policiais civis goianos por meio de curso de Segurança VIP a serem ministrados pela Academia de POlícia Civil de Goiás brevemente. Coube ao instrutor Antunes o papel de orador da turma, destacando ainda mais, a participação dos policiais civis de Goiás.

Geralda Ferraz – Escrivã de Polícia