Policiais Civis de Padre Bernardo prendem parte de uma quadrilha especializada em precatórios

405
Parte da quadrilha presa pela Polícia Civil

Políciais Civis de Padre Bernardo, chefiados pelo Delegado Rogério Moreira da Silva, prenderam em flagrante, na última sexta feira 22/02/13, parte de uma quadrilha de falsários que vinha agindo no Entorno do Distrito Federal, mas com ramificações no Território Nacional. A quadrilha atuava fraudando o recebimento de precatórios de Estados, utilizando seus próprios membros como vítimas. O grupo falsificava documentos de identificação de pessoas que tinham créditos contra o Estado, isto é, credores de precatórios.

Em seguida se dirigiam aos Cartórios de Notas de cidades do interior e realizavam falsidades ideológicas, criando uma procuração falsa para que um terceiro recebesse os poderes das procurações e agiam como se representantes dos credores fossem. Dessa forma, conseguiam movimentar e receber os valores dos precatórios, causando prejuízos às verdadeiras vítimas e aos Estados com a prática deste golpe.

Após tomar conhecimento de que os criminosos estavam no Cartório de Padre Bernardo, realizando a falsificação das procurações, Rogério Moreira da Silva deslocou com uma equipe de policiais até o Cartório de Notas, onde prendeu os acusados. Como prova do crime foram apreendidos em poder dos conduzidos diversos documentos de identificação falsificados, como Carteiras de Habilitação, Carteiras de Trabalhos, Registros Gerais, Cartões de Créditos e folhas de cheques em nome de terceiros, dentre outros.

O que chamou mais a atenção, segundo o Delegado Rogério Moreira,  foi a qualidade da contrafação dos documentos, com grau de dificuldade para verificar de imediato se eram realmente verdadeiros, tendo em vista a qualidade técnica utilizada na criação dos documentos do papel utilizado. As verdadeiras identidades dos autuados ainda serão averiguadas após realização de identificação criminal.