Policiais civis recebem honraria por ação em Alto Paraíso

Álvaro de Cássio prestigia policiais civis e militares em discurso

Os 20 a 25 policiais civis que atuaram nas diligências resultantes na prisão de uma quadrilha de assaltantes a banco que aterrorizou o município de Alto Paraíso, no nordeste goiano, receberam o Mérito de Segurança Pública na manhã de quarta-feira, 17. A honraria é concedida a policiais cuja conduta foi de empenho e bravura, além de grandes sacrifícios de ordem pessoal e esforço físico, em missões caracterizadas pelo alto risco.

A solenidade de entrega foi prestigiada, entre outras autoridades, pelo Vice-Governador de Goiás e Secretário de Segurança Pública e Administração Carcerária, José Eliton, pelo Delegado Geral, Álvaro de Cássio, e pelo Delegado Geral Adjunto, Marcelo Aires. A Equipe de policiais civis fez parte de mais uma das ações integradas nas quais as duas corporações uniram forças no combate a facções criminosas de alta periculosidade.

Além de equipes da 11ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), o efetivo de policiais civis também contou com a participação de investigadores do Grupo Antirroubo a Bancos (GAB), que integra a Delegacia Especial de Investigações Criminais (Deic). Policiais militares do estado do Tocantins também integraram as forças que desbarataram a quadrilha.

Em seus discursos, as autoridades presentes salientaram a importância das ações integradas entre as Polícias Civil e Militar de Goiás como de vital importância, sobretudo, na repressão a ações de organizações criminosas de maior monta. Para o secretário José Eliton, Goiás se posiciona de forma pioneira nesse tipo de resposta ao crime organizado, com especial eficiência no combate às ações do chamado “novo cangaço”.

O Delegado Geral da PCGO, Álvaro de Cássio, o qual também destacou a relevância das ações integradas no combate à violência, prestigiou e elogiou a ação dos delegados, agentes e escrivães que atuaram para a dissolução do grupo de assaltantes a banco. “Agora vamos avançar nesse processo de integração das ações, com as parcerias além das fronteiras do estado de Goiás”, ressaltou Cássio, referindo-se aos formatos dos Subcomitês de Divisas, entre os quais aquele formado entre Goiás e Mato Grosso.

Uma quadrilha formada por oito pessoas invadiu o município de Alto Paraíso com o objetivo de promover assalto em agências bancárias locais no dia 06 de agosto. Na ação, receberam combate do delegado José Machado Sena e de um agente de polícia. Já em situação de perseguição os policiais civis tiveram o reforço de equipe de policiais militares a cuja frente estava o tenente-coronel Carlos Eduardo Beleli. Quatro dos membros da quadrilha foram mortos.