Mulher: Policiais femininas são homenageadas pela Secretaria da Segurança Pública e Justiça

308
Delegada Adriana Accorsi com a 1ª Delegada Mulher do Brasil, a goiana Natalina Maia Rodrigues

Aconteceu ontem(05),  no auditório da Secretaria da Segurança Pública e Justiça de Goiás, a abertura da solenidade em homenagem às mulheres servidoras que trabalham nos órgãos que integram a pasta. A solenidade contou com a participação de várias autoridades entre elas o superintendente executivo da SSPJ, Dr. Thalles José Jaime, representando o secretário da Segurança Pública e Justiça, Dr. João Furtado,  o representante da Polícia Militar, Cel. Sérgio Mendes, o representante  do Bombeiro Militar, Cel. Celso Ofugi, a Superintendente do Procon, delegada Darlene Costa Azevedo Araújo, a Superintendente da Polícia Técnico-Científica, perita criminal Rejane da Silva Sena Barcelos, a representante da Agência do Sistema de Execução Penal, Lorena Franco Pratti, a secretária de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Gláucia Maria Teodoro  e a Delegada Geral da Polícia Civil, Drª Adriana Accorsi Sauthier.

Todas as autoridades mulheres que estavam na mesa fizeram uso da palavra. A delegada Adriana Accorsi,  ressaltou a importância do evento, uma vez que as mulheres tem uma história de superação, primeiro em  sair do mundo da casa – privado, e lutar pelo seu espaço no mundo do trabalho – espaço público. Fez referência a delegada Natalina, homenageada da Polícia Civil, lembrando que o papel dela, em uma época em que não existia mulheres na Polícia, foi fundamental para dar oportunidades a outras mulheres. Analisou que desde o seu ingresso até os dias de hoje se passaram 49 anos, que foi o tempo para que a Polícia Civil de Goiás tivesse a 1ª mulher à frente da instituição, ou seja, foi preciso que muitas outras mulheres viessem rompendo os obstáculos do preconceito, da discriminação. Adriana concluiu sua fala parabenizando a todas as mulheres policiais civis e afirmou que se sente honrada por representar cada uma delas.

A solenidade foi prestigiada por dezenas de servidores que lotou o auditório e congratularam com as homenageadas, que receberam das mãos das autoridades que integravam a mesa diretiva, o diploma de honra ao mérito e um buquê de flores. Foram homenageadas a servidora Waldirene Gualberto, da SSPJ; a Mj Silvana Rosa de Jesus Ramos, da Polícia Militar; a tenente Selma Eurípedes Alves, do Bombeiro Militar, a servidora Limarí Ferreira, do Procon; a perita criminal, Gracyelena Maria Dorivê Silva Barboza, da SPTC; a agente prisional Norma Suely Dias de Deus, da Agência Prisional e a delegada de polícia , Natalina Maia Rodrigues, da Polícia Civil.

Programação da Polícia Civil para o mês de março

A programação referente ao mês da mulher continua. No dia 09 de março, às 9 horas, no auditório da SSPJ, teremos uma mesa de debates quando as três mulheres que estão à frente da Polícia Civil, da Polícia Técnico-Científica e do Procon, debaterão com as pessoas presentes sobre o tema A mulher e o oder. A mesa terá como expositora a professora Aldevina Maria. No dia 26 de março, às 9 horas, na Deam do Centro, será anunciada a contratação de psicólogas e assistentes sociais para as Deams de Goiânia e o lançamento do livro que homenageará 30 policiais da Polícia Civil. Durante o mês de março, todas as 5ªs feiras,às 9 horas, na Academia da Polícia Civil, acontecerá palestras com as temáticas: Perfil das Mulheres profissionais da Segurança Pública(08/03) – ; a mulher e os espaços de poder(15/03) Profª Lúcia Rincon;  Mulher e Mídia(22/03) – Profª Angelita Lima; Mulher – espaço público e espaço privado(29/03).

Geralda Ferraz – Escrivã de Polícia

Foto – Sgt. Rodrigues