Policial civil de Goiás é destaque em revista de peritos da PF

289

Juliano BarretoO agente de Polícia Civil Juliano Barreto Rodrigues, lotado na Delegacia do Consumidor, em Goiânia, foi um dos entrevistados de reportagem sobre Análise Criminal veiculada na revista Impressões, dos peritos da Polícia Federal. Na publicação, Juliano comenta os desafios da Análise Criminal (AC), área em que é especialista. Para ele, o resultado do trabalho da Análise Criminal garante ao decisor desenvolver melhores táticas e estratégias capazes de reduzir a criminalidade.

Ainda na reportagem, Barreto fala sobre a subutilização da AC no Brasil, onde as polícias ainda não perceberam quanto tempo economizariam na solução e prevenção de delitos. “Os policiais mais experientes até conseguem ter insights, baseados no conhecimento prático, conseguindo prever certas ações criminosas, mas nada parecido ao que um bom trabalho de análise criminal poderia fazer”, avalia.

Juliano fala ainda do trabalho desenvolvido paralelamente às investigações sobre a atuação do serial killer Thiago Henrique da Rocha. Na época, Barreto ainda cursava Pós-graduação em Análise Criminal.  “Dentro da área quente dava para traçar no mapa um corredor estreito, como se as mortes ocorressem dentro de um determinado trajeto. Era apenas um trabalho acadêmico, não foi utilizado nas investigações, mas, para minha surpresa, Tiago foi preso justamente na região que eu havia identificado”, conta.

Leia a matéria na íntegra:
IMPRESSÕES_web