Programa Delegacia na Praça registra sucesso em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

345

Várias unidades da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), com sede em Anápolis, participaram do Programa Delegacia na Praça, promovido em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Participaram do evento, ocorrido na Praça Americano do Brasil, Região Central, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), a 1ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP) e o Programa Escola Sem Drogas da 3ª DRPC.

As mulheres que passaram por lá tiveram acesso a orientação jurídica, psicológica, atendimentos de aferição de pressão arterial, exame para medir a taxa de glicose e informações de como evitar e denunciar a violência doméstica, além de serem informadas sobre prevenção ao câncer de mama.
Um salão de beleza também foi atração no evento, que se iniciou às 09 horas e seguiu até as q6 horas.

A dona de casa Luciene Castro, 32 anos, aproveitou a oportunidade para arrumar o cabelo. “Hoje é Dia da Mulher, e domingo será meu aniversário. Esse foi um ótimo presente”, disse. Já a pensionista Delzuíta Soares, 79 anos, cuidou da saúde. Aferiu pressão e mediu a taxa de glicose. “Fazer isso de graça e recebendo esse carinho é muito bom. A Polícia Civil está de parabéns”, declarou.

Ainda que tenha sido programada para as mulheres, os homens que as acompanharam também receberam atenção. Muitos foram contemplados com um vale exame de PSA, que detecta câncer de próstata. Segundo a representante do laboratório, essa foi a maneira encontrada para conscientizar os homens, já que a maioria não tem esse cuidado como têm as mulheres.

A titular da 3ª DRPC, delegada Aline Vilela, disse que o evento foi uma parceria com empresas, a Polícia Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha, e faculdades da cidade, no sentido de proporcionar um dia de conscientização às mulheres. “Infelizmente, em pleno século XXI, as mulheres ainda sofrem violência, e essa ação serve para conscientizá-las sobre seus direitos”, destacou. Durante o evento, as empresas que prestigiaram e patrocinaram o evento sortearam brindes.