Quase um ano após deflagração, Operação Zona Leste, da DERFRVA, resulta em condenação de 23 membros de organização criminosa

Briefing da Operação Zona Leste, deflagrada há um ano atrás

Vinte e três membros de uma organização criminosa especializada no roubo, receptação, desmanche foram condenados a penas que chegam, em alguns casos, a 78 anos de prisão. As sentenças foram decorrentes da Operação Zona Leste, deflagrada pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) na manhã do dia 22 de março do ano passado.

A partir do inquérito remetido ao Poder Judiciário, identificaram-se mais de 40 crimes praticados pela organização, dos quais foram julgados na ação penal 25 de roubo, nove de receptação e dois de adulteração de sinal identificador.

Coordenada pelo delegado Fábio Meireles, a investigação que culminou com a Operação Zona Leste durou cerca de um ano. Segundo o que foi apurado, após serem roubados os veículos eram desmanchados. Suas peças e partes eram vendidas em lojas da capital. No cumprimento das missões, foram apreendidas munições e arma de fogo. Alguns artefatos caracterizam-se pelo desempenho diferenciado, como kit rajada e carregador estendido.

Preso durante a operação sendo conduzido à sede da DERFRVA

A Operação Zona Leste teve a participação de 120 policiais civis. A DERFRVA contou com o apoio da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon), Delegacia Especial de Investigações Criminais (Deic), Delegacia Estadual de Repressão ao Roubo de Cargas (Decar), Delegacia Estadual de Repreesão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Grupo Tático 3 (GT-3) e Instituto de Identificação.

Confira os réus e suas penas:
Walisson Rodrigues de Oliveira – 48  anos e 25 dias de reclusão;
Bruno Lima dos Santos – 31 anos, sete meses e 20 dias de reclusão;
Maiko Jorge Rodrigues Machado – 78 anos, seis meses e cinco dias de reclusão;
Ivanildo de Morais e Cleiton Borges, sete anos e um mês de reclusão, cada um;
Eduardo Lima, –  11  anos, um mês e cinco dias de reclusão;
Paulo Sérgio Gomes,  12 anos e 20 dias de reclusão;
João Pedro Elias dos Santos, – 15 anos e 20 dias de reclusão;
Antônio Carlos Rodrigues, 11 anos, um mês e cinco dias de reclusão;
Filipe Nascimento e Diego Cotrim, 19 anos, seis meses e 15 dias de reclusão, cada um;
Edimilson Luis de Souza Filho, nove anos, 10 meses e 24 (vinte e quatro) dias de reclusão;
Matheus Leomar Cosme, 14 anos e dois meses de reclusão;
Bruno Regino, oito anos e 10 meses de reclusão;
Igor André Valença, 11 (onze) anos, 02 (dois) meses e 10 (dez) dias de reclusão;
Thierry Gleyffer Gonçalves,  10 anos, sete meses e 10 dias de reclusão;
Jeová José da Silva, 21 anos cinco meses de reclusão;
Evandson Caetano Campos, 25  anos e 10  meses de reclusão;
Genival da Silva Ferraz, 31 anos, 11 meses e 10 dias de reclusão;
Matheus Vieira Lira, 15  anos, três meses e 25  dias de reclusão,
(Com informações de Lilian Cury, do Centro de Comunicação Social do TJ-GO).