Cinco Delegados, seis Agentes e um Escrivão de Polícia de Polícia vencem nas eleições municipais

Cybelle Tristão ao lado do seu pai Celso Tristão(E) e do tio Célio Tristão

Cinco Delegados de Polícia, seis Agentes de Polícia e um Escrivão de Polícia saíram vencedores das urnas nas eleições municipais realizadas no último domingo, 7. Entre os Delegados, Luiz Teixeira Chaves venceu o pleito para a Prefeitura de Niquelândia, enquanto Cybelle Tristão, Éder Martins Ferreira, Cleoviton Nérys Costa, o Cléo, e Severiano de Souza Melo foram eleitos para as Câmaras Municipais de Aparecida de Goiânia, Abadiânia, Santa Terezinha, no Mato Grosso, e Paraúna, respectivamente. Cléo foi eleito vereador com o propósito de futuramente ser Prefeito da pequena cidade matagrossense.

Os Agentes de Polícia Idelvair Rodrigues da Silva (500 votos – PP), Antônio de Sousa Reis, o Taroba (644 votos – PSB), Elias dos Santos Veloso (320 votos – PDT ) e Cristiano Silva ( 290 votos – PT do B) foram eleitos, respectivamente, para o cargo de vereador por Pirenópolis, Uruaçu, Padre Bernardo e Abadia de Goiás. Os  Agentes de Polícia  José Cândido (2.016 votos – PMDB) e Nilson Carvalho dos Santos, por sua vez, tornaram-se Prefeito de Santo Antônio da Barra e Vice-Prefeito de Campestre (PT do B), respectivamente. Já o Escrivão de Polícia Divino Alexandre (1.373 votos – PMDB) venceu as eleições para Prefeito do município de Panamá.

João Campos: Deputado Federal

Luiz Teixeira vai assumir pela segunda vez a Prefeitura de Niquelândia. Ele, que já foi também Deputado Estadual, volta ao Executivo Municipal local eleito pelo PMDB com 12.117 votos. Os demais Delegados eleitos vereadores são estreantes na política. Cybelle Tristão, filha do Delegado Celso Tristão, e sobrinha do também Delegado Célio Tristão, estréia na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, eleita pelo PSDB, com 2.185 votos. Em Abadiânia, Éder Martins Ferreira foi o mais votado, recebendo 735 votos, e Cleóviton Nérys Costa, o Cléo, venceu o pleito em Santa Terezinha, no Mato Grosso, onde reside atualmente sua família, com 148, concorrendo pelo PSD. Severiano de Souza Melo, concorrendo pelo PSB, conquistou uma cadeira na Câmara Municipal de Paraúna, com 264 votos.

Cleoviton Nérys: Vereador no MT

A partir de janeiro do próximo ano, além dos 12 policiais que acabaram de ser eleitos, a Polícia Civil deverá contar com mais uma representação política, uma vez que o ex-Delegado Geral da instituição, Marcos Martins Machado, deve assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. Suplente de Deputado Estadual, Marcos Martins, filiado ao PSDB, é atualmente Presidente da Agência Goiana de Gás Canalizado S.A, a Goiás Gás. A vaga a ser aberta para que Marcos Martins assuma com Deputado deve ser aberta na composição do novo secretariado do Governado Marconi Perillo e também em função do afastamento de alguns Deputados que foram eleitos Prefeitos no último pleito.

Marcos Martins: Posse na AL

A Policia Civil tem tradicionalmente representações políticas. Atualmente, seu mais expressivo representante político é o Deputado Federal João Campos, que está em seu terceiro mandato na Câmara Federal. Atualmente, a Polícia Civil não conta com nenhum Delegado de Polícia na condição de Deputado Estadual, o que deve acontecer com a ascensão de Marcos Martins a partir de janeiro. No entanto, historicamente, a instituição sempre teve Delegados com assentos naquela Casa Legislativa. Duas boas lembranças são os hoje Delegados de Polícia aposentados, Abdul Sebba e Rosiron Wayne.

Texto: Delegado de Polícia Norton Luiz Ferreira – Assessor de Comunicação da Polícia Civil