Responsável por clínica psiquiátrica é presa em flagrante por internação fraudulenta

Policiais Civis de Caldas Novas realizaram, na tarde desta quinta-feira (21), a prisão em flagrante de Clair B. de Lima Santos, 61 anos, pela prática de crime de cárcere privado, na modalidade denominada internação fraudulenta.

Clair é responsável pela clínica de recuperação Reencontro com a Vida, situada no Setor Turista II, em Caldas Novas. Após denúncias, a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária Municipal estiveram no local para o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Os agentes constataram diversas irregularidades, entre elas: ausência de laudo de médico psiquiátrico quando pacientes eram internados involuntariamente; a não existência de alvará de funcionamento; o mau acondicionamento de remédios de uso controlado; a inexistência de comunicação ao Ministério Público quando das internações involuntárias; além de relatos de maus-tratos, agressões físicas e verbais sofridas pelos internos.

A clínica dispõe de alojamento coletivo com condições precárias de infraestrutura e grades por todos os lados, similar a uma prisão embora receba contribuições através de convênio com o poder público.  “Ao menor sinal de insatisfação ou vontade de deixar o local, os internos são agredidos e dopados pelos monitores, chegando a dormir por até dois dias, relatou R.C.C., 23 anos.

O estabelecimento foi interditado e Clair foi recolhida no presídio local, onde permanecerá à disposição da justiça.