Secretário da SSPJ Joaquim Mesquita e Delegada Geral Adriana Accorsi visitam Ugopoci

Joaquim Mesquita discursa durante a visita à Ugopoci

A Diretoria Executiva da União Goiana dos Policiais Civis (UGOPOCI) recebeu em sua sede, na manhã da última terça-feira, dia 11, a visita do Secretário de Segurança Pública e Justiça (SSPJ), Joaquim Mesquita, e da Delegada Geral da Polícia Civil, Adriana Accorsi. Além do Secretário de Segurança Pública e da Delegada Geral, compuseram a mesa o Presidente da UGOPOCI, Ademar Luiz de Oliveira, e os Vices Virgilio e Carlão, o Secretário de Trabalho Municipal Reginaldo Ferreira, o vereador por Aparecida de Goiânia, Assis Brasil, e a Gerente do Instituto de Identificação da Polícia Técnica e Científica, Ana Bia.

Abrindo o discurso, Ademar Luiz de Oliveira, fez uma retrospectiva das lutas acampadas pela UGOPOCI e da importância entidade para os seus associados. Fez uma análise profunda da última greve, principalmente dos desgastes e embates sofridos e da importante nomeação do novo Secretário de Segurança Pública, em quem, segundo Ademar, a categoria deposita toda sua confiança.

Durante o ato, Ademar Luiz entregou um ofício ao Secretário solicitando audiência para tratar de assuntos relativos à formação de uma comissão responsável pela reestruturação das carreiras da Polícia Civil e, um outro ofício, à Delegada Adriana Accorsi onde pede a efetivação de um trabalho conjunto em busca dos objetivos comuns da instituiçãol, visando a melhoria do conjunto. Finalizou o discurso agradecendo o desempenho do secretário junto ao governo, principalmente em atender uma antiga reivindicação da UGOPOCI que seria o reenquadramento dos aposentados dentro da tabela de promoção.

Ademar Luiz: discurso de agradecimentos

Por sua vez, o Secretário Municipal do Trabalho, Reginaldo Ferreira de Melo, que também é Policial Civil e que já foi também presidente da UGOPOCI, destacou em seu discurso a importância dos Policiais Civis para a comunidade. Enfatizou a dicotomia existente dentro da categoria, com tratamento diferenciados entre Agentes/Escrivães e Delegados. Finalizou o discurso solicitando de Joaquim Mesquita o aproveitamento dos Policiais Civis aposentados dentro da própria instituição.

O vereador Assis Brasil, que também é Policial Civil, apresentou ao titular da SSPJ os  problemas enfrentados pelos Policiais Civis de Aparecida de Goiânia com a falta de estrutura e também de logística para o trabalho. Como exemplo, citou a polícia da década de 90, quando o município  tinha três Centrais de Flagrante e hoje, uma cidade com mais de 500 mil moradores, conta somente com uma. Um retrocesso perigoso, frisou o vereador

A Gerente do Instituto de Identificação, Ana Bia, agradeceu o empenho do secretário frente às negociações com o governo e reiterou o pedido do retorno do Instituto aos quadros da Polícia Civil.

Adriana Accorsi: balanço do trabalho do seu primeiro ano à frente da Polícia Civil de Goiás

A Delegada Geral da Polícia Civil, Adriana Accorsi, apresentou dados sobre o seu primeiro ano à frente da instituição. Agradeceu imensamente o apoio recebido da diretoria da UGOPOCI, principalmente pelos trabalhos desenvolvidos em prol dos Policiais Civis. Disse ainda que a meta de sua gestão é a busca de prestação de serviço de qualidade à comunidade.

Adriana enfatizou ainda que a greve, apesar do prejuízo que causou, mostrou a falta que a Polícia Civil faz a sociedade. Finalizou dizendo que tanto os Delegados quanto os demais policiais  têm que trabalhar em união, procurando sempre a integração de todos, formando uma única equipe. Desejou a todos um Feliz Natal e um 2013 de muitas vitórias .

O Secretário Joaquim Mesquita, antes do discurso, conheceu as dependências físicas da UGOPOCI. Após, no segundo andar, bem mais à vontade, falou por cerca de 45 minutos aos  presentes.  O secretário fez uma explanação dos seus trabalhos junto à Pasta. Enfatizou que se não fosse uma pessoa muito motivada, muito entusiasmada e bastante comprometida, talvez não teria aceitado o desafio de assumir a SSPJ, onde até o momento só cuidou da gestão, de questões estruturais e organizacionais.

Joaquim Mesquita disse que, mesmo num curto espaço de tempo (assumiu a SSPJ em outubro deste ano), já está integrado com as forças policiais de Goiás. No entanto, ressaltou o grande desafio de resolver as carências da Polícia Civil, como as de estrutura física, de equipamentos, de mobiliários e, principalmente a de recompor os seus quadros, hoje bastante  defasado em relação aos da Polícia Militar”.

Ainda durante seu discurso, Mesquita fez um reconhecimento público ao trabalho desenvolvido pelos Policiais Civis de Goiás, principalmente pelos diversos crimes solucionados em tão pouco tempo de sua gestão. Ressaltou a atuação da Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios, resultando a prisão dos suspeitos da Chacina no Parque Olímpico, em Aparecida de Goiânia, onde cinco pessoas foram assassinadas. Desta forma, com exceção da greve deflagrada recentemente, que é uma situação excepcional, reconheceu que a Polícia Civil não tem registrado nenhum tipo de mídia negativa em seus trabalhos à comunidade.

Ana Bia pede ao Secretário o retorno do Instituto de Identificação aos quadros da Polícia Civil

Joaquim Mesquita deixou bem claro que se os Policiais Civis de Goiás contassem com  mesma estrutura e salários dos Policiais Federais, com certeza os índices da criminaldiade em Goiás estaria dentro dos limites aceitáveis por organismos mundiais.

Por fim, através do pedido feito pelo presidente da UGOPOCI, o Secretário Joaquim Mesquita marcou uma reunião de trabalho organizacional para as 10 horas da manhã, do próximo dia 28 de dezembro para melhorar as estruturaras das carreiras dos Policiais Civis. Afirmou que os trabalhos desta comissão serão feitos diretamente entre ele e a Delegada Geral, Adriana Accorsi, sem intermediários.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UGOPOCI