Secretário de Segurança participa de apresentação do Programa Goiás Biométrico

249
goias biometrico2
Papiloscopista policial civil Antônio Maciel Aguiar, gerente do Instituto de Identificação

O vice-governador e titular da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, e o delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, participaram, na manhã desta quinta-feira (8), no Auditório da Polícia Técnico-Científica, da apresentação a respeito do Programa Goiás Biométrico, projeto realizado pela pasta, que representa um salto no trabalho policial, sobretudo, no que diz respeito a identificação de suspeitos e elucidação de crimes.

O programa Goiás Biométrico, considerado o que há de mais moderno no Brasil, foi adquirido mediante contrato com o Consórcio das empresas OKI, Biológica e a japonesa NEC, proprietária do sistema AFIS. “O projeto possibilita uma amplitude no rápido confronto de fragmentos de impressões digitais em locais de crimes com os arquivos do Instituto de Identificação”, resumiu José Eliton.

A identificação por biometria dá aos delegados de polícia mais agilidade e segurança em suas investigações e, aos juízes, uma prova inconteste quanto à identificação. Na área civil, o Goiás Biométrico também terá a missão da nova cédula da Carteira de Identidade. Com a implantação do novo sistema, o prazo para emissão deve cair de 15 para três dias na capital e de 30 para 10 dias, no interior.