Seis empresas são enquadradas por sonegação em operação da Sefaz com apoio da DOT

Dinheiro3-e1434657888129Na manhã de quinta-feira (26), auditores da Delegacia Regional de Fiscalização de Goiânia, com o apoio da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), cumpriram mandados de busca e apreensão em seis empresas que vendem equipamentos eletrônicos de segurançaem Goiânia.

A Operação intitulada “Alarme Falso” apura crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica e associação criminosa. Levantamento preliminar da Sefaz aponta que o esquema pode ter desviado dos cofres públicos mais de R$ 15 milhões.

A partir de cruzamentos de dados, o fisco estadual descobriu que essas seis empresas emitiam Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), mas não as registravam no aplicativo que faz o cálculo do imposto devido. As investigações apontaram ainda um esquema utilizando pessoas com documentos falsos ou adulterados, com indícios de associação criminosa.

De acordo com o delegado regional de fiscalização de Goiânia, Fernando Bittencourt, os auditores fiscais da Receita Estadual já iniciaram as apurações para lavrar os autos de infração.

Fernando Bittencourt informa ainda que foram encontradas máquinas de cartão de crédito funcionando sem autorização do fisco. “Além dessas irregularidades, verificamos também que eles usavam essas máquinas em locais diferentes do autorizado. Essa prática constitui crime de sonegação”, explica. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Sefaz)