Solenidade de certificação de provimento de cargos Delegado, Agente e Escrivão de Polícia

470
Entrega dos certificados aos formandos

Num clima de festividade ocorreu hoje, 14.01.14, pela manhã, no Centro de Cultura, Esporte e Lazer da Advocacia de Goiás, a Cerimônia de Certificação dos Cursos de Formação Profissional para provimento dos cargos de Delegado Substituto e de Agentes e Escrivães de 3ª classe da Polícia Civil.

Mais de quatro mil pessoas estiveram no evento e também participaram da solenidade, o Governador do Estado Marconi Perillo, Paraninfo dos formandos, a primeira-dama,Valéria Perillo, madrinha das turmas; o vice-governador José Eliton; o Secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita; o Delegado Geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito Alves; o deputado federal João Campos; o deputado estadual Marcos Martins; a Gerente de Ensino da Polícia Civil, Lilian de Fátima Sena, entre outras autoridades.

Formandos

No total, são 806 novos policiais civis, além dos que estão em condição sub judice, entre delegados, agentes e escrivães, que se formaram após passar por etapas eliminatórias e classificatórias num concurso no qual foram inscritos mais de 30 mil candidatos. Com a conclusão do Concurso, a Polícia Civil de Goiás contará com um acréscimo de 30% em seu efetivo, passando da 17ª para a 7ª colocação no país em quantitativo de policiais, como assinalou o Delegado Geral em seu discurso.
Gorski lembrou que foi nomeado Delegado no maior concurso já realizado na Polícia Civil, no ano 2000, quando Marconi Perillo também era Governador do Estado e afirmou estar muito feliz neste ano quando participou, como Delegado Geral da Polícia Civil, na conclusão de mais este concurso, o segundo maior já realizado.
Aos formandos, o Delegado Geral desejou boas vindas aos novos policiais e disse ainda “Essa é a escolha de suas vidas. Que vocês possam ser a voz da justiça onde o crime impera, que levem os princípios e ideais que aprenderam na Academia por todo canto, sempre”.

Durante a solenidade, foram entregues placas de homenagem da Polícia Civil ao Governador e ao Secretário de Segurança Pública do Estado. No texto foi enfatizado o respeito e gratidão que a instituição possui pelo empenho da gestão em realizar mais um concurso público e pelo compromisso do Governo com o bem-estar de todos.

Em sua fala, o Governador falou dos problemas da Segurança Pública, destacando a necessidade de mais recursos para área, que poderiam vir através de criação de Emenda Constitucional que determinasse que o Governo Federal também se responsabilizasse com a área da Segurança Pública nos Estados. O segundo problema assinalado foi o do tráfico de drogas e o terceiro, o da fragilidade da legislação. Reconheceu ainda que a polícia apreendeu no ano passado enormes quantidades de drogas e prendeu muitos bandidos, mas que como a média de tempo que o bandido fica preso é de 30 dias, este volta para as ruas e comete novos crimes.

No fim de sua fala, o Governador Marconi Perillo disse o que os formandos mais desejavam ouvir neste dia. Ele determinou que fosse lido o decreto no qual ele nomeou todos os formandos imediatamente, o que contagiou todo o salão de forma efusiva.

Texto: Lorenna Dantas Lara

Fotos: Claudiene Costa