Entorno do DF: Suspeitos de homicídios são presos por policiais do GIH de Luziânia

601
gilmar jairton
Gilmar e Jairton

Policiais do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, prenderam dois suspeitos de crimes ocorridos na região. Gilmar Souza dos Santos, vulgo “Bugu”, um dos detidos, é suspeito de ter matado Elenita Silva Brás, em fevereiro de 2014.

O outro preso, Jairton Luiz dos Santos Neto, é suspeito de ter assassinado James Costa, em maio de 2011. Jairton trabalhava como segurança da vítima, que seria traficante de drogas na região. O suspeito também seria responsável pela operacionalização do esquema de venda do entorpecente.

De acordo com as investigações, coordenadas pelo delegado Fernando Cabral Gili, no crime contra Elenita, na Cidade Ocidental, Bugu teria também tentado contra a vida de Thayene Silva Brás. O segundo autor dos crimes, identificado como Sidney Moura Santos, está foragido.

Neste caso, a motivação para o delito seria uma briga entre gangues da região. Elenita e Thayene conviviam com desafetos de Gilmar e Sidney, o que motivou a execução e a tentativa de homicídio. Os autores teriam chamado as vítimas para comprar cigarro e, no meio do caminho, teriam efetuado os disparos. Elenita morreu no local e Thayene conseguiu escapar.

A prisão de Jairton Luiz, acusado do homicídio contra o patrão, ocorreu no Gama, no Distrito Federal, onde o suspeito residia atualmente. O crime teria sido motivado por um desentendimento entre os envolvidos. Jairton teria armado uma emboscada contra James e executado o mesmo com cinco tiros.

Em ambos os casos, os inquéritos foram presididos por Fernando Gili, que, tão logo auferiu elementos de convicção consistentes, representou pela prisão dos suspeitos. Segundo o delegado, foi fundamental para o sucesso das investigações o empenho dos agentes Jânio Cardoso do Carmo, Divanilson Francisco de Santana, José Maria de Souza e Leandro da Silva Costa.

Texto: Flávia Guerra – Assessoria de Imprensa da Polícia Civil
Fotos: Polícia Civil / GIH / 5ª DRP