Dactiloscopista da PCGO será instrutor em evento na capital paulista

554
Fonte: Youtube / Biometrics Hitech.

O dactiloscopista Antônio Maciel Aguiar Filho, chefe da Seção de Inovação em Identificação Humana da PCGO, está em São Paulo, representando a Polícia Civil de Goiás no evento Biometrics Hitech Summit 2018 e no VI Congresso Nacional de Necropapiloscopia, que acontecem entre os dias 21 e 23 de agosto, no Centro Fecomercio, no bairro Bela Vista, na capital paulista.

Durante sua participação no evento, Maciel será instrutor no curso “Documentoscopia aplicada à papiloscopia”. Em outra ocasião, ele será mediador de um fórum político cujo tema é “Identificação civil de brasileiros – multiplicidade de dispositivos legais federais concomitantes e desconexos”. De acordo com Maciel, “o intuito do fórum debater, entre outras questões, como o governo federal encaminhará, na prática, os diversos documentos oficiais de identidade em base plástica a serem emitidos por diferentes entidades oficiais, como, por exemplo, RIC, RG, DNI”.

Maciel esclarece que o fórum terá a participação de representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da Polícia Federal, do TSE e de parlamentares federais. “É um fórum extremamente importante porque há um decreto federal que estabelece que a partir de 1º de março as carteiras de identidade precisam mudar e os estados ainda não estão adaptados a estas mudanças”, comentou.

Antônio Maciel já foi diretor do Instituto de Identificação da PCGO. Ele é o atual presidente da Fenappi (Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação).