Medo de ir ao psicólogo é algo muito mais comum do que as pessoas imaginam. Na verdade, esse medo é perfeitamente compreensível. Se pensarmos bem, a ideia de aceitar que há algo de errado com nossas emoções e procurar a ajuda de um desconhecido, ainda que seja um profissional, é um ato que exige coragem.
Antes de começar uma terapia, é normal sentir um certo receio e ter uma série de dúvidas. O que não pode acontecer é deixar que esses questionamentos lhe impeçam de seguir em frente para iniciar uma psicoterapia que o ajude nas questões que você necessita.
Não tenha Vergonha:
Muitas pessoas acreditam que ir ao psicólogo é uma demonstração de fraqueza. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Procurar ajuda profissional é uma mostra de humildade, maturidade e sobretudo, de coragem.
Medo de ser Julgado?
Não se preocupe com isso, o trabalho do psicólogo não é julgar ou censurar você. O dever do psicoterapeuta exige que ele encare o mundo com os seus olhos e a partir do seu ponto de vista. Além disso, tudo que é discutido no consultório permanece sob absoluta confidencialidade.
Acho que não conseguirei falar nada…
As pessoas tendem a pensar que não conseguirão se abrir, mas isso raramente é verdade. A diferença entre consultar um terapeuta e um conhecido é que o terapeuta pode fornecer a você as ferramentas para realmente ajudar a resolver seus conflitos.
Não há problema algum em não conseguir falar nas primeiras sessões. Na verdade, isso é bastante normal. A sensação de segurança com o psicólogo vai surgir com o tempo. Lembre-se que tudo o que você diz ao seu terapeuta é confidencial.
Os psicólogos estão prontos para atendê-los e são formados para saber escutar (que não é o mesmo que apenas “ouvir”). Mas mais do que isso. Estão aptos para lhe devolver o conteúdo partilhado sob a forma de estratégias, intervenções terapêuticas e caminhos de possibilidade para que a própria pessoa resolva as questões que afetam a sua vida.
Não há nenhuma razão para que você continue a sofrer. Procurar ajuda é, antes de mais nada, uma demonstração de coragem e maturidade. Tudo bem buscar ajuda!
Produzido por: Camila Vasconcelos (Estagiária de Psicologia da DPSS)
Responsável técnica: Aline Resende (Coordenadora do serviço de psicologia da DPSS)
Referências:
Quero procurar ajuda de um psicólogo mas tenho medo. Como é que vou falar com um estranho? Disponível em: https://magg.sapo.pt/
6 motivos para fazer terapia. Disponível em: https://yuribusin.com.br/