ESPC tem novo curso de formação para delegados

A Escola Superior da Polícia Civil acaba de anunciar o Novo Curso de Formação de Delegados de Polícia de Goiás – CF- DPCGO/19. O Novo CF- DPCGO/19 atende anseio dos policiais civis de Goiás pela melhora dos processos de formação de seus profissionais, e é fruto de nove meses de pesquisas pedagógicas realizadas pela ESPC nos cursos de formação anteriores da própria Polícia Civil goiana, de outros estados da federação, da Polícia Federal e da PDI do Chile.

Aprovado pelo Conselho Superior da Polícia Civil em 27/12/2018, através de resolução, apresenta várias inovações significativas.
* Carga horária adequada – O CF sairá de carga horária de 477 horas para 1647 horas, a mais abrangente do país. O aumento da carga horária é extremamente necessário a formação mínima de qualidade, mas tem como dificuldade a atual falta de delegados na capital e no interior que somente será minorada com concursos bienais planejados. Considerando esta realidade, o novo CF terá sua carga horária distribuída durante os três anos de estágio probatório, sendo que após o módulo de ensino inicial, obrigatório e ainda parte do concurso, o delegado substituto quando empossado já poderá ser lotado e iniciar suas atividades, propiciando remoções e aumento do quantitativo deficitário.
* Módulos de ensino – modulares e contínuos, os módulos de ensino respeitam as características específicas do ensino de conhecimento policial, fazendo com que o formando tenha acesso às ferramentas de investigação e inteligência de modo gradativo respeitando o sigilo devido.
* Preceptoria – Preceptores formados pela ESPC acompanharão os formandos durante um mês de Prática Policial Acompanhada e pelos três anos de sua formação.
* Pós Graduação em Inovação e Gestão Superior de Atividade de Polícia Judiciária – Fomento à pesquisa científica básica e aplicada ainda inexistente na PCGO.
EAD/SENASP – Matérias complementares de caráter prático.
Avaliação de Desempenho do Estágio Probatório – A aprovação de Delegado Substituto e sua consequencial estabilidade depende de aprovação do CF trienal.
* Novo Fluxograma Organizacional – Acompanhamento por parte de delegados (as) experientes e capacitados como supervisores de conteúdo em cada uma das áreas de conhecimento do CF e como membros do comitê disciplinar que visa estabelecer regras rígidas de conduta durante o CF.
* Nova Malha Curricular – Total revisão de disciplinas e conteúdos que privilegiem o caráter utilitário de cada conhecimento, praticidade e estudos de casos, que habilitem o profissional ao pleno exercício de suas funções, privilegiando a investigação criminal.
Inovação, comprometimento e profissionalismo são os valores estabelecidos como vetores da formação dos novos policiais civis e delinearão o futuro da Polícia Civil de Goiás.