DelegaciasÚltimo Segundo

Novas formas de se relacionar: a rede de apoio no mundo virtual

Como organismos sociais por natureza, nós seres humanos necessitamos do apoio de outros indivíduos para sobreviver, encontramos suporte nas nossas redes de apoio desde o nascimento até a velhice. Mas o que de fato é uma rede de apoio? Um grupo de pessoas próximas que nos acompanha e auxilia nas experiências do dia a dia é uma rede de apoio, assim podemos dizer que um bebê recém-nascido encontra nos pais e nos familiares próximos e cuidadores a primeira rede de apoio da vida.

Na vida adulta, nossos familiares, amigos e colegas de trabalho geralmente formam essas redes de suporte emocional e moral, pois são pessoas que encontramos diariamente e trocamos experiências. Independente do contexto geográfico e social, nós descobrimos nas pessoas próximas o afeto e a confiança necessários para potencializar nosso bem-estar biológico e psicológico. Porém, com as limitações sociais para prevenção contra o coronavírus, tivemos que adaptar essas conexões para o mundo virtual. A necessidade do contato, porém, permanece a mesma: precisamos garantir nossa rede de apoio pelo bem da nossa saúde física e mental. Por isso, nesse novo contexto, intensifica-se no nosso cotidiano a socialização através de mensagens, ligações, fotos e vídeos para manter nosso bem-estar biopsicossocial. Ao aproximar aqueles que vivem conosco e afastar, fisicamente, aqueles que estão fora de casa, nós estamos reaprendendo a manter nossas relações afetivas.

As novas circunstâncias exigem níveis ainda maiores de tolerância e respeito para a manutenção de vínculos sociais, pois é preciso compreender e aceitar os limites de cada um dentro do espaço virtual nesse momento de maior vulnerabilidade em razão do estado de pandemia. As redes sociais e as chamadas de vídeo ou áudio possibilitam a expressão dos nossos laços afetivos e proporcionam ao nosso cérebro os mesmos efeitos de prazer e bem-estar que são obtidos nos encontros reais.

Referências: PUCMINAS. Relacionamentos: novas formas de conviver na pandemia. Disponível em https://www.pucminas.br/CoronaVirus/noticias/Paginas/Relacionamentos-em-tempos-de-pandemia-o-exerc%C3%ADcio-do-respeito,-toler%C3%A2ncia-e-empatia.aspx Acesso em 13 Abr 2021

Produzido por: Gabriela Radaelli (Estagiária de Psicologia da DPSS)
Responsável técnica: Aline Resende (Coordenadora do serviço de psicologia da DPSS)

Botão Voltar ao topo