Joaquim Mesquita anuncia que irá implantar o Planejamento Estratégico na Segurança Pública
Joaquim Mesquita(E) sendo cumprimentado pelo Governador Marconi Perillo
Empossado na segunda-feira (29/10), o secretário da Segurança Pública e Justiça de Goiás, Joaquim Mesquita, começa a tomar conhecimento dos detalhes das corporações que compõem a pasta. Delegado da Polícia Federal cedido pelo Ministério da Justiça para assumir o cargo, Mesquita reiterou que pretende implementar e aperfeiçoar o Planejamento Estratégico da SSPJ-GO, cujos estudos foram concluídos há dois meses, e diz acreditar na capacidade humana dos atuais operadores de segurança no Estado. “As Polícias Civil e Militar, a Polícia Técnico-Científica e o Corpo de Bombeiros têm homens e mulheres valorosos”, afirma.

Mineiro de três pontas, Mesquita, aos 42 anos de idade, tem ampla experiência em cargos de gestão em 17 anos de carreira como policial federal. Antes de aceitar o desafio de assumir a SSPJ-GO, o secretário ocupava o cargo de Superintendente Regional do Departamento de Polícia Federal de Goiás. Mas já foi também chefe da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes da PF em Mato Grosso, chefe da Delegacia da PF em Foz do Iguaçu e superintendente da PF em Rondônia, entre várias outras funções.
Mesmo com tal experiência, Mesquita afirma que está ciente dos novos desafios que o esperam na Secretaria da Segurança Pública e Justiça de Goiás. “As polícias (Federal, Militar e Civil) têm atribuições diferentes. Mas estou bastante motivado. Quanto maior o desafio, mais motivação para enfrentá-lo”, resume. “Além disso, tive a felicidade de assumir o cargo em um momento em que as polícias estão com concursos em andamento. É sempre bom para um gestor assumir com a perspectiva da entrada de novas pessoas no serviço público”, diz.
Logo no primeiro dia como secretário, Joaquim Mesquita reuniu-se com o comandante-geral da PM, coronel Edson Costa Araújo, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Helbingen Júnior, e a diretora-geral da Polícia Civil, Adriana Accorsi. A reunião serviu para que ele conhecesse os primeiros detalhes sobre cada corporação, antes de encontros individuais para aprofundamento deste conhecimento.
Ainda durante a primeira semana de trabalho, o secretário esteve com superintendentes da SSPJ-GO, como a superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças, Luciana Daher, o superintendente de Políticas de Segurança Públicas, Rogério Santana, e o superintendente de Inteligência, Marcelo Aires.
Como primeiras medidas, o secretário afirmou, em entrevista à imprensa, que existem dois fatores primordiais para o combate à criminalidade: o policiamento ostensivo, como forma de prevenção, e a investigação rigorosa e técnica, para que os criminosos sejam punidos pelos atos cometidos. Neste ponto, ele seguirá integralmente a determinação dada pelo governador Marconi Perillo: “A polícia nas ruas e os bandidos na cadeia”.
Texto: Rodrigo Hirose – Assessor de Comunicação Social da SSPJ
