4ª RegionalDelegaciasRegionaisÚltimo Segundo

Operação integrada prende quatro pessoas por extração de ouro e outros crimes ambientais em Faina

A Polícia Civil de Goiás, por intermédio da Delegacia de Polícia de Faina – 4ª DRP, prendeu em flagrante delito, na quarta-feira (07), quatro indivíduos por associação criminosa, extração irregular de ouro e por diversos crimes ambientais, como desmatamento e poluição.

No dia supracitado, a equipe da unidade policial, com o apoio da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente de Faina e do Consórcio Público Intermunicipal Serra Dourada de Licenciamento, Fiscalização e Monitoramento Ambiental de Goiás – CONSED/GO_, compareceu a uma fazenda, localizada na zona rural de Faina, para averiguar uma denúncia de um garimpo ilegal.

No momento em que chegaram ao local, os agentes públicos visualizaram trabalhadores realizando a extração irregular de ouro, tendo dois deles empreendido fuga. Havia, no lugar, uma retroescavadeira, motores de sucção, esteiras, bateias e outros objetos comumente utilizados na mineração. Foram apreendidos ainda diversos celulares, uma pequena quantidade de ouro e de mercúrio.

Diante da evidente situação flagrancial, foi dada voz de prisão a quatro indivíduos, responsáveis pelo gerenciamento e extração de ouro, os quais foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais, e, após, encaminhados ao presídio local, ficando à disposição do Poder Judiciário.

Foi requisitada a realização de perícia ambiental no lugar, que foi completamente devastado, a fim de constatar os danos ambientais causados e suas consequências. Ademais, há suspeita do envolvimento de outras pessoas no esquema criminoso, responsáveis, em tese, por lavar o dinheiro oriundo da extração e venda irregular do minério, razão pela qual as investigações continuarão.

PCGO: investigar para proteger 🚔

 

Botão Voltar ao topo