DelegaciasEspecializadasNotícias da Polícia Civil

Polícia Civil de Goiás inaugura ampliação e revitalização da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deaem)

A Polícia Civil de Goiás (PCGO), realizou, na manhã desta quinta-feira (31), a cerimônia de entrega da obra de ampliação e revitalização da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deaem) após investimentos de mais de R$ 1 milhão. Além disso, o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, repassou à Deaem três novas viaturas, armas e coletes balísticos. As obras e equipamentos foram viabilizados por meio de parceria entre o Estado de Goiás e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A DEAEM funciona 24h por dia, todos os dias da semana, com um atendimento humanizado e eficaz, onde cada mulher encontra o amparo e respeito que merece. O espaço revitalizado é um símbolo de renovação do compromisso no combate à violência de gênero, possuindo agora uma estrutura modernizada, acessível e acolhedora, a qual integra uma rede que inclui 27 delegacias especializadas no atendimento às mulheres em todo o estado.

Ronaldo Caiado elogiou o trabalho da PCGO e afirmou que as forças de segurança pública trabalham não apenas na repressão ao crime, mas se preocupam com o tratamento das mulheres. “Além de combater a violência e o crime, queremos que a mulher vítima de agressão se sinta apoiada”, afirmou o Governador.

O Delegado-Geral da PCGO, André Ganga, destacou os números de excelência da PCGO e o aumento das ações direcionadas às mulheres. “Conseguimos ter um aumento de 14% nos inquéritos remetidos ao Poder Judiciário; 11% de prisões em flagrante; e 400% nas operações policiais realizadas pela Deaem em razão do crime de violência doméstica”, enumerou. Ganga também ressaltou que 6,4 mil medidas protetivas foram requeridas este ano. De janeiro a outubro, os recursos repassados à Deaem somaram quase R$ 10 milhões.

A delegada titular da DEAEM, Ana Elisa Gomes, afirmou que cada detalhe na obra foi pensado para minimizar o sofrimento adicional e oferecer à mulher em situação de violência a confiança de que ela não está sozinha. “Sabemos que muitas vítimas que nos procuram enfrentam realidades dolorosas e, frequentemente, se sentem fragilizadas e temerosas”, disse. Somente este ano, as delegacias do estado concluíram mais de 10 mil inquéritos policiais que investigaram situações envolvendo violência contra a mulher e somente a DEAEM concluiu 3.271 mil inquéritos com autoria definida, efetuando 1.254 mil prisões em flagrante, além de cumprimento de mandados judiciais entre prisões e buscas e apreensões.

Goiás é pioneiro no combate a violência contra as mulheres

A PCGO se orgulha de ter a primeira Delegacia Estadual da Mulher do Brasil e, para além, é válido lembrar que o Estado de Goiás também saiu à frente quando criou, em 25 de setembro de 1985, a primeira Delegacia de Defesa da Mulher do Estado de Goiás, sendo a segunda no Brasil – atrás apenas de São Paulo, que inaugurou a especializada naquele mesmo mês e ano.

Mais segurança

A revitalização ocorre paralelamente aos avanços nos índices de segurança pública para as mulheres no estado. Dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) apontam uma queda de 17,4% nos casos de feminicídio em Goiás. Foram 46 de janeiro a setembro de 2023 e 38 no mesmo período de 2024. Houve ainda redução de 6,9% nos casos de estupro, de 539 para 502. Em Goiânia, houve uma redução significativa de 44,4% nos casos de feminicídio, passando de nove para cinco.

Fotos: SECOM/Governo de Goiás

Botão Voltar ao topo