Escrivão de Polícia Leonardo Teixeira lança longa metragem baseado em livro de sua autoria
Escrivão de Polícia Leonardo Teixeira lança três obras culturais

Será no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, nos dias 03 e 04 de agosto(sexta-feira e sábado), o grande lançamento de três obras em formatos distintos: longa metragem, livro e cd – com músicas que fazem parte da trilha sonora do filme. Os contos – fazem parte do livro Poeira Vermelha – que deram origem às produções, são de autoria do Escrivão de Polícia Leonardo Teixeira.
O longa metragem Engenho de Almas, produção independente da Topada Produções, tem a direção do cineasta Aldene José, autor do longa Antes de Amanhã. O roteiro do escritor Leonardo Teixeira é adaptação de dois contos de seu livro Poeira Vermelha. O filme foi gravado entre maio de 2011 e maio de 2012 em Goiânia, no Memorial do Cerrado da PUC-GO, em Santo Antônio de Goiás, Bonfinópolis e Leopoldo de Bulhões. Fazem parte do elenco, dentre outros atores e 70 figurantes, Boanerges Filho, Erivaldo Nery, Otto Caetano, Leonardo Teixeira, Elizângela Marques, Valteir Antônio, e José da Paz.
O filme de época, retrata a cultura e as raízes culturais dos goianos. É também uma crítica ao preconceito racial. Há misto de drama e humor, onde se conta a saga de dois irmãos que aprontam uma peripécia para tentar recuperar um montante de dinheiro que havia sido tomado pelo fazendeiro e caixeiro da região, nos tempos do coronelismo.
O livro de contos Poeira Vermelha, que serviu de inspiração para a produção do filme, só agora é lançado no Brasil. A obra foi lançada em Portugal, em 21 de abril de 2010, na Livraria Buchholz, de Lisboa. O livro, que recebeu 17 premiações literárias, é composto de 19 contos. Pela repercussão de seus contos, a literatura foi comparada pelo crítico Marcelo Santos, de São Paulo, aos textos de Guimarães Rosa, José Jacinto Veiga, Hugo de Carvalho Ramos e Bernardo Élis.
A trilha sonora do filme é marcada pelas violas caipiras de Anacleto João, Marito e Leonardo Teixeira – que também participaram do CD Choro e Viola, do violonista e professor Wesdarlley Adorno. O projeto inicial do CD surgiu em 2007, quando Wesdarlley, tendo o CHORO como legítimo representante da música urbana brasileira, e Leonardo, vislumbrando na VIOLA a expressão mais fiel da música rural, idealizaram participar do projeto cultural da Prefeitura de Goiânia visando à produção e gravação de um CD que mesclasse esses dois gêneros musicais antagônicos no espaço geográfio.
São, contudo, convergentes na originalidade, juntando a cidade e o campo por meio de repertório cuidadosamente escolhido e executado de modo a revelar, não apenas aos iniciados, mas ao público em geral, a grande afinidade existente entre essas apaixonantes manifestações culturais, resultantes de leituras muito parecidas sobre ambientes relativamente distintos, mas igualmente repletos de sonoridade. O ineditismo do CD se deve ao fato de ser o primeiro CD no mundo a mesclar o Chorinho e a Raiz Caipira.
Leonardo Teixeira foi cronista quinzenal do jornal O Popular de 2002 a 2005 e desde este ano escreve às quintas-feiras para o jornal Diário da Manhã.O escritor, que também é escrivão de polícia, já publicou outros 06 livros: Mergulhando no pensamento (Kelps, 1998. Poesias críticas), Afinadores de piano (Cânone Editorial, 2003. Contos), As sombras do dia (R&F Editora, 2004. Contos), volume 15 da Revista Contos e Causos do Instituto Trópico Subúmido da PUC-GO, Seleta de Crônicas (2010, Kelps. Crônicas) e Robotecos (2011, Kelps. Literatura infantil). Está no prelo a obra Dez anos de crônicas, que comemora mais de 400 publicações em jornais nesses dez anos como cronista. Leonardo Teixeira é membro da União Brasileira de Escritores – Seção Goiás e foi presidente da Sociedade dos Artistas Livres – SAL (antiga Lavourartes, nos anos de 2008 a 2010).
Confira a programação:
Data: 03 e 04 de agosto de 2012
Lançamento do filme Engenho de Almas – 18h30 (pontualmente)
Lançamento do livro Poeira Vermelha – 20 h
Show e lançamento do CD Choro e Viola – 21 h
Local: Centro Municipal Goiânia Ouro
Rua 03, esquina com Rua 09, nº 1.016, Galeria Ouro, Centro – Goiânia – GO
Censura Livre
Bilheteria: R$ 5,00 (preço único)
Contatos:
Leonardo Teixeira – 62 8472 9973 – escritorleo@gmail.com
Wesdarlley Adorno – 62 9687 8787
Goiânia Ouro – 62 3524 2540 / 2541 – www.goianiaouro.com
Confira os registros dos filmes, capa do livro:













