Inquérito que investiga “sumiço” de 38 toneladas de soja chega ao fim com homem indiciado

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio do GEPATRI de Cristalina, concluiu inquérito policial instaurado para apurar o desaparecimento de uma carregamento de grãos de soja avaliado em 82 mil reais, ocorrido em 15 de dezembro de 2021.
Uma empresa adquiriu de outra cerca de 38 toneladas de grãos de soja. Houve a contratação de frete por um motorista residente em Cristalina.
Após apresentação da documentação pertinente e emissão da autorização de carregamento, de posse de um caminhão acoplado a um semirreboque, o motorista E.S.S. compareceu ao local do carregamento na empresa vendedora e, cumpridas as cautelas de praxe, se retirou. O carregamento não chegou ao local de destino.
Passadas mais de duas semanas, tanto o motorista quanto o proprietário do caminhão nada informaram sobre a carga. Logo em seguida, o proprietário do caminhão compareceu a Delegacia e informou que o caminhão apareceu em frente a sua residência, sem a carga.
A investigação perdurou por volta de 3 meses. Com riqueza de detalhes, foi apurado que o motorista se apropriou da carga e a vendeu por R$ 30 mil. Todas as versões apresentadas no curso da investigação pelo motorista foram apuradas pela equipe do GEPATRI como inverídicas. Por fim, o motorista confessou o crime.
O autor foi indiciado no crime de apropriação indébita majorada (art. 168, 1, III – profissão, do CP), a investigação foi encerrada e os autos do IP foram encaminhados ao Poder Judiciário local.
Até o momento, não foram identificados os receptadores (art. 180 do CP) da carga, mas as investigações continuam em inquérito autônomo para a apuração da autoria e circunstâncias deste crime.
